Reino Unido negocia lotes adicionais de F-35 Lightning II. O Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido afirmou que o buscará a aprovação para a liberação de um novo lote de caças Lockheed Martin F-35 Lightning II, que se somará ao lote que atualmente está em negociação avançada e ao outro que está em execução. A informação foi recentemente divulgada pelo ministro da Defesa, Gilbert Timothy George Lariston Elliot-Murray-Kynynmound.
De acordo com o Ministro da Defesa, a aprovação para a aquisição de novos lotes de caças do Programa F-35 evolui naturalmente, a medida que o Reino Unido avança em direção à aquisição total planejada de 138 aeronaves. Atualmente o Reino Unido aprovou a compra do primeiro lote (48 aeronaves), está avançando com a negociação do segundo lote (27) e iniciou as negociações para o terceiro lote.
“Nosso plano continua sendo adquirir 138 aeronaves durante a vigência do programa. Esta aquisição é dividia em fases: a primeira fase de aquisição de 48 aeronaves está em andamento; a segunda fase com mais 27 aeronaves está atualmente em processo de aprovação, e que será a base do nosso terceiro esquadrão Lightning, com as entregas previstas para 2033 O Ministério da Defesa buscará aprovação de nova etapas de aquisição no momento apropriado”, disse o ministro.
Até o momento, a Royal Air Force recebeu 35 caças F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL), das 48 aeronaves encomendadas no primeiro lote. Destes, um foi perdido em um acidente em 2021 (saiba mais), quatro estão no 17º Esquadrão de Teste e Avaliação da RAF na Base Aérea de Edwards, na Califórnia (EUA), e 30 estão operacionais no Esquadrão 617 “Dambusters” e no Esquadrão Aéreo Naval 809 “Imortals”. As entregas deste primeiro lote deverão ocorrer até o final de 2025.
@FFO