Airbus Racer voa pela primeira vez. O demonstrador Airbus Racer, desenvolvido no âmbito do projeto European Research Clean Sky 2, realizou seu primeiro voo, em Marignane, na França. Foi um voo de aproximadamente 30 minutos, onde a equipe de testes realizou todas as verificações do comportamento geral da aeronave.
Este importante marco é o início de uma campanha de testes de voo que deverá se estender por dois anos, onde será expandido progressivamente o envelope de voo da aeronave para demonstrar as suas capacidades de alta velocidade.
“O Racer é o exemplo perfeito do nível de inovação que pode ser alcançado quando os parceiros europeus se unem. Este primeiro voo é um momento de orgulho para a Airbus Helicopters e para os nossos 40 parceiros em 13 países”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Estou ansioso para ver este demonstrador ser pioneiro em capacidades de alta velocidade e desenvolver o sistema de modo econômico que contribuirá para reduzir o consumo de combustível”, acrescentou.
O projeto do Racer foi desenvolvido para uma velocidade de cruzeiro superior a 400 km/h, consumo de combustível 20% inferior a geração atual de helicópteros da mesma classe, e baixas emissões. Estes parâmetros foram alcançados graças à otimização aerodinâmica e a um inovador sistema de propulsão de modo econômico.
Equipado com motores Safran Aneto-1X, o sistema híbrido-elétrico permite que um dos dois motores seja mantido em stand-by durante o voo de cruzeiro, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 e de ruídos operacionais.
O Racer baseia-se na configuração aerodinâmica validada em 2013 pelo demonstrador de tecnologia Airbus Helicopters X3 que quebrou o recorde de velocidade para helicópteros, atingindo 472 km/h.
Enquanto o objetivo do X3 era validar a arquitetura do composto, combinando asas fixas para sustentação com eficiência energética, rotores laterais para propulsão com eficiência energética e um rotor principal que fornece capacidade de voo VTOL com eficiência energética, o Racer pretende aproximar a fórmula do composto para uma configuração operacional e oferecer capacidades acrescidas para determinadas missões para as quais a alta velocidade pode ser uma vantagem real.
Fonte: Airbus Helicopters
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