Última aparição pública dos ROKAF F-4E antes da aposentadoria. A Republic of Korea Air Force (ROKAF) fez a última aparição pública no show aéreo em Suwon Space Challenge de seus lendários F-4E Phantom, que devem ser aposentados em junho deste ano.
Os shows aéreos Space Challenge são eventos aéreos itinerantes que rodam pelas bases aéreas da ROKAF. O último Space Challenge foi realizado no sábado, 27/04, pela 10ª Ala de Caça da base aérea de Suwon. Com a 10ª Ala de Caça (10th Fighter Wing da ROKAF) é a última unidade da Coreia do Sul operar o F-4E, e por isto, foi a última aparição em um show aéreo que o clássico caça americano participou.
Para marcar a última aparição pública da aeronave antes de sua cerimônia de aposentadoria, uma formação de quatro F-4E da ROKAF pertencentes ao 153rd Fighter Squadron matrículas 80-735, 80-737, 80-738, 80-740 fez um voo de exibição, que incluiu voos de formatura, passagens em duplas e isoladas, e uma rara demonstração de lançamento de flare.
Os F-4 Phantom voam com na ROKAF desde 1969, sendo ela uma dos primeiros operadores estrangeiros do caça da McDonnell Douglas. Ao longo dos anos, a ROKAF operou um total de 92 F-4D, 103 F-4E e 27 variantes RF-4C. Ao todo, 222 F-4 voaram na ROKAF. Com o F-4D e a variante de reconhecimento RF-4C aposentados em 2010 e 2014, respectivamente, a frota Phantom restante consiste em 19 F-4E.
Embora o KF-16 tenha substituído o papel do F-4 como principal caça do país em 1994, ele ainda oferecia capacidades únicas que nenhuma outra plataforma subsequente poderia oferecer. Os Phantoms restantes foram mantidos em serviço até a década de 2024 devido à sua capacidade única de transportar cargas maiores que nenhuma outra aeronave do arsenal da ROKAF consegue. Mais notavelmente, o míssil AGM-142 “Popeye” tem sido usado exclusivamente pelo Phantom em missões ar-superfície. Há apenas algumas semanas, os últimos mísseis Popeye foram disparados durante um exercício de tiro real.
Com a chegada de caças mais modernos, como o KF-16 e o F-15K, o F-4E tem se concentrado em funções de ataque e como plataforma de lançamento de mísseis ar-terra e bombas guiadas como o AGM-65 Maverick e o KGGB. Com fim do contrato de MRO com a Korean Air encerrado em 26 de maio de 2022, todos os Phantoms que atingiram seu ciclo de manutenção foram sendo retirados. Como os F-5E/F, os F-4E viram uma extensão em seu tempo de serviço devido ao atraso do programa KF-21. Começando pelos esquadrões F-5 da 18th Ala de Caça, o KF-21 deverá substituir as antigas fuselagens nos próximos meses.
A previsão é que a ROKAF aposente os Phantoms restantes até 7 de junho de 2024, quando está prevista uma cerimônia em Suwon. A ROKAF assim como a Hellenic Air Force — HAL (Força Aérea Helênica) irão desativar este ano a sua frota remanescente de F-4E. Isto deixará apenas o Irã e a Turquia como os operadores restantes do F-4 Phantom na década de 2030.
@CAS