EUA aprova venda de AGM-88G AARGM-ER para a Holanda. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao governo da Holanda de mísseis guiados anti-radiação avançados e equipamentos relacionados Northrop Grumman AGM-88G por um custo estimado de US$ 700 milhões.
O governo da Holanda solicitou a compra de 265 mísseis guiados anti-radiação avançados AGM-88G (AARGM-ER = Advanced Anti-Radiation Guided Missile Extended Range). Também estão incluídos mísseis de treinamento aéreo (DATM), contêineres de mísseis; software; treinamento; equipamentos de apoio; peças sobressalentes e de reparação; receptor GPS embutido, publicações e documentação técnica; transporte; engenharia do governo dos EUA e de empreiteiros; serviços de apoio técnico e logístico; e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa.
Esta venda proposta apoiará a política externa e os objectivo de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um Aliado da NATO que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa. A venda proposta melhorará a capacidade da Holanda de enfrentar ameaças atuais e futuras, suprimindo e destruindo emissores de radar terrestres ou marítimos associados às defesas aéreas inimigas.
A Holanda não terão dificuldade em absorver este equipamento nas suas forças armadas. A venda proposta deste equipamento e apoio não alterará o equilíbrio militar básico na região. O contratante principal será a Northrop Grumman Systems, localizada em Falls Church, VA. Não há acordos de compensação conhecidos propostos com esta venda potencial.
O AGM-88 HARM (High-speed Antiradiation Missile) é um míssil tático anti-radiação ar-superfície projetado para atingir transmissões eletrônicas provenientes de sistemas de radar superfície-ar. Isto é missões SEAD/DEAD de supressão das defesas inimigas. O novo AGM-88G, utiliza a ogiva e os sistemas de orientação do AARGM em uma nova fuselagem que substitui as asas do meio do corpo por faixas aerodinâmicas nas laterais com superfícies de controle realocadas para superfícies de cauda de baixo arrasto e um sistema de propulsão mais poderoso para maior velocidade e o dobro do alcance do seu antecessor.
O AARGM-ER incorpora modificações de hardware e software para melhorar as capacidades do AGM-88E AARGM para incluir alcance estendido, capacidade de sobrevivência e eficácia contra ameaças futuras. O desenvolvimento do AARGM-ER usa modelagem digital e sensores e eletrônicos avançados AARGM integrados em um novo veículo aéreo de alto desempenho com propulsão atualizada e uma ogiva otimizada. Ele será integrado aos F-35A da Royal Netherlands Air Force (RNLAF).
@CAS