Marinha Chinesa forma as primeiras pilotos navais para operar em porta-aviões. O primeiro grupo de mulheres pilotos navais de aeronaves baseadas em porta-aviões da Marinha Chinesa (PLAN) completou com sucesso o primeiro voo solo. Recentemente o site estatal chinês Global Times visitou uma Base Aérea Naval para acompanhar o treinamento das primeiras pilotos navais da PLAN.
Quando o Global Times chegou ao aeroporto militar, na manhã do dia 25 de abril, a primeira fase do treinamento de voo das pilotos estava sendo concluída, sob acompanhamento dos seus instrutores. Na segunda fase, as pilotos decolaram para seus voos solo, de acordo com o treinamento previamente recebido para percorrer uma rota pré-determinada sob as regras de voo visual.
Quando as aeronaves voam em baixas altitudes, elas são significativamente influenciadas pelas condições meteorológicas, o que exige monitoração e correção constante das alunas-pilotos, que demonstram toda as suas capacidades e competências técnicas em um desafio psicológico significativo.
Logo que as alunas decolaram, os controladores da Torre de Controle passaram a acompanhar nas telas de radar a trajetória e a rota realizada pelas aeronaves, transmitindo orientações que eram recebidas e executadas pelas pilotos de acordo com o previsto. Poucos minutos após, elas pousaram sob gritos e aplausos no local.
Os pilotos de aeronaves baseados em porta-aviões são o núcleo da capacidade de combate do navio de guerra. Com o ritmo acelerado do desenvolvimento naval da China, a procura de aviadores navais capacitados se tornou mais urgente, apurou o Global Times. Nos últimos anos, a Marinha tem promovido vigorosamente o treinamento de pilotos de aeronaves baseados em porta-aviões, ampliando gradativamente o modelo de treinamento.
Em 2023, a PLAN visitou universidades locais para selecionar o primeiro grupo de mulheres que seriam treinadas para aeronaves embarcadas em porta-aviões. São as primeiras mulheres pilotos da Força de Aviação Naval, todas nascidas após o ano 2000 e formadas pela Universidade de Aviação Naval.
A universidade segue os princípios de “treinamento baseado em porta-aviões, ensino de combate real, gerenciamento padronizado e suporte intensivo”, soube o Global Times ao ouvir Oficiais da PLAN.
O programa de formação é centrado no reforço dos fundamentos teóricos sobre a aviação e no aumento das suas capacidades de resposta ao risco, com o objetivo de minimizar os erros humanos e maximizar o seu potencial em voo, estabelecendo assim bases sólidas para o seu rápido crescimento e capacitação técnica.
Fonte: Global Times
@FFO