Marinha Francesa testa Mísseis de Defesa Aérea Aster. A Marinha Francesa (Marine Nationale) conduziu recentemente testes de disparo de mísseis MBDA Aster 15 e Aster 30 de dois de seus navios de guerra: a fragata de defesa aérea Chevalier Paul (D-621) e o porta-aviões Charles de Gaulle (R-91).
Estas operações, que ocorreram pouco antes dos navios embarcarem na missão AKILA, demonstraram a preparação da Marine Nationale para ameaças potenciais em ambientes desafiadores. O Chevalier Paul, servindo como vanguarda em defesa aérea no Naval Air Group (GAN), neutralizou efetivamente uma ameaça aérea de longo alcance usando um míssil Aster 30. Já o Charles de Gaulle demonstrou a sua capacidade de combate ao atingir com sucesso um alvo aéreo com um míssil Aster 15, afirmando a prontidão operacional e a eficácia do sistema de defesa multicamadas da Marinha Francesa.
Estes testes, realizados em colaboração com a Direction Générale de l’Armement (DGA) francesa e a Marinha Francesa, imitaram de perto os cenários reais. Tais exercícios são vitais para garantir que as tripulações estejam bem treinadas para lidar com situações de alta intensidade durante o combate naval.
Os alvos simulados para os lançamentos de mísseis incluíam drones de reconhecimento e mísseis antinavio, proporcionando uma avaliação abrangente da capacidade da Marinha de combater diversas ameaças. Os exercícios foram apoiados pelo centro especializado e de testes de mísseis da DGA (local do Levante), que desempenhou um papel fundamental na coordenação dos lançamentos e na definição dos alvos.
O Aster 15 e o Aster 30 são uma família franco-italiana de mísseis terra-ar de lançamento vertical para todos os climas. O nome “Aster” significa “Aerospatiale Terminale”, tendo a empresa francesa Aerospatiale sido a principal contratante do projeto antes das suas atividades de mísseis serem incorporadas pela MBDA.
Os mísseis, bem como os sistemas de armas relacionados, são fabricados pela Eurosam. O Aster é operado principalmente pela França, Itália e também pelo Reino Unido. Os mísseis Aster foram desenvolvidos para interceptar e destruir todo o espectro de ameaças aéreas, desde aeronaves de combate de alto desempenho, UAVs e helicópteros até mísseis anti-navio, supersônicos de cruzeiro, anti-radiação e até mesmo de navegação marítima rasante.
O porta-avões Charles de Gaulle (R-91) é a nau capitânia da Marinha Francesa. O navio é o décimo porta-aviões francês, o primeiro navio de superfície francês com propulsão nuclear e o único porta-aviões nuclear concluído fora da Marinha dos Estados Unidos. Ela recebeu o nome do presidente e General francês Charles de Gaulle. O navio carrega lançadores A-43 Sylver de 4 × 8 células que transportam o míssil terra-ar MBDA Aster 15.
Já a Fragata Chevalier Paul (D621) é da classe Horizon da Marinha Francesa. A principal missão deste tipo de navio é a escolta e proteção de um grupo de ataque formado em torno de um porta-aviões, geralmente Charles de Gaulle ou um dos porta-aviões da Marinha dos EUA. Os mísseis Aster são o principal sistema de armas do Chevalier Paul. O navio está equipado com 32 mísseis Aster 30 e 16 mísseis Aster 15, alojados em silos verticais do tipo Sylver A50, localizados no convés de proa.
@CAS