Guiné Equatorial recebe helicópteros chineses. As Forças Armadas da Guiné Equatorial (FAGE) receberam recentemente dois helicópteros chineses Harbin Z-9WE. A apresentação oficial das aeronaves ocorreu em 08/04, na área militar do Aeroporto Internacional de Malabo, com a presença do vice-presidente Teodoro Nguema Obiang Mangue.
Nas imagens divulgadas pela mídia estatal, um dos Z-9WE vistoriado pelas autoridades tinha a matrícula militar FA-HC08 e o número de construção Z9-0721. Provavelmente eles serão operados pela Marinha ou pela Guarda Costeira.
A chegada das primeiras aeronaves chinesas na frota das FAGE, marca uma significativa mudança de filosofia do Alto Comando Militar do país africano, que sempre foi um histórico usuário de equipamentos de origem soviética.
O helicóptero de ataque leve Z-9WE é a variante de exportação do Harbin Z-9W, uma versão do francês Airbus AS365 Dauphin, fabricada sob licença na China. Com capacidade para transportar oito passageiros, os Z-9WE são equipados com avançados pods eletro-ópticos para operações noturnas e hardpoints para uma variedade de armamentos.
Como um dos mais modernos equipamentos adquiridos pelas FAGE nos últimos anos, muito provavelmente a missão principal dos Z-9WE será o combate à pirataria marítima na zona do Golfo da Guiné.
Fonte: Presidência Guiné Equatorial
@FFO