Saab entregou o quarto GlobalEye aos Emirados Árabes Unidos. A Saab entregou para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAUAF) o quarto GlobalEye de Controle e Alerta Antecipado (AEW&C). A entrega ocorreu no último dia 18 de abril, conforme um comunicado da fabricante sueca.
“Tenho orgulho de celebrar a quarta entrega da nossa solução AEW&C GlobalEye aos Emirados Árabes Unidos, e de continuar apoiando sua disponibilidade operacional e sucesso de missão. O elevado ritmo de entrega do programa GlobalEye é uma prova da nossa capacidade interna, o que significa que controlamos todo o processo, desde o desenvolvimento até à integração”, afirmou Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
Esta entrega faz parte de um contrato assinado em 2015 para a aquisição de cinco aeronaves AEW&C, no âmbito do programa Swing Role Surveillance System (SRSS). Os dois primeiros GlobalEye da UAEAF foram entregues em abril e setembro de 2020, e o terceiro em fevereiro de 2021.
O GlobalEye, uma plataforma de Comando e Controle, ISR (Intelligence, Surveillance & Reconnaissance) e AEW&C baseada no jato executivo Bombardier Global 6000. A UAEAF é o primeiro cliente do GlobalEye, que emprega um conjunto de sensores de alerta antecipado Saab Erieye ER e radares de busca marítima Leonardo Seaspray 7500E. O vetor de múltiplos domínios fornece informações em tempo real ao comando da missão, permitindo uma maior consciência situacional do cenário e a detecção antecipada de ameaças.
@FFO