Força Aérea do Suriname volta a ter meios aéreos operacionais. A Força Aérea do Suriname (SAF) colocou novamente em operação os seus três helicópteros HAL Chetak, após passarem por uma revisão de grande porte realizada através de uma cooperação entre o Ministério da Defesa e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia.
Uma cerimônia realizada no dia 20/04, marcou o retorno oficial dos Chetak às operações. Em seu discurso, a ministra da Defesa, Krishna Mathoera, disse que os helicópteros são de extrema importância para o país restaurar a sensação de segurança. “Graças à mobilidade aérea, podemos finalmente realizar o operações de reconhecimento e proteger o Suriname novamente”, disse a ministra.
Os três helicópteros HAL Chetak (versão produzida na Índia do Aerospatiale SA316B Allouette III), foram adquiridos em 2009, mas recebidos somente em 2015. Um contrato com a HAL foi assinado em 2019, com objetivo de submeter os helicópteros a manutenção e inspeção periódicas. Esta foi a terceira grande manutenção em que os técnicos da HAL e da Força Aérea trabalharam juntos.
Matriculados SAF-153, SAF-303 e SAF-811, os três Chetak constituem nos únicos meios aéreos da pequena Força Aérea do Suriname. Eles são baseados no hangar militar do Aeroporto Zorg en Hoop (IATA: ORG, ICAO: SMZO), localizado na capital Paramaribo.
@FFO