USS George Washington iniciou viagem para América do Sul. O porta-aviões USS George Washington (CVN-73), partiu no dia 25 de abril da Estação Naval de Norfolk, na Virígina (EUA) com destino ao Japão e paradas intermediárias na América do Sul, onde participará do Exercício Southern Seas 2024. Com um elemento da Carrier Air Wing 7 (CVW 7) embarcada, o USS George Washington lidera o Carrier Strike Group 10 (CSG 10).
Em seu comunicado, o SOUTHCOM informou que o porta-aviões nuclear USS George Washington (CVN-73) será acompanhado pelo Destroier da classe Arleigh, Burke USS Porter (DDG 78) e pelo navio de reabastecimento da classe Henry J. Kaiser, USNS John Lenthall (T-AO-189). Não foi informado quais Esquadrões da CVW-7 foram embarcados no USS George Washington.
Conforme noticiamos recentemente, o Comando Militar Sul dos EUA (SOUTHCOM) confirmou a participação do CVN-73 no Exercício Southern Seas 2024, onde navegará ao lado de navios de guerra da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Também foram confirmadas paradas nos portos do Brasil, Chile e Peru.
Esta será a décima edição do Southern Seas, realizada pela primeira vez desde 2007. O porta-aviões USS George Washington esteve em duas edições (2008 e 2015). “O Southern Seas 2024 proporcionará a oportunidade de melhorar a interoperabilidade e aumentar a eficiência com as marinhas dos países parceiros”, disse o Contra-Almirante Jim Aiken, Comandante da 4ª Frota dos EUA.
Foi confirmada a inédita participação de 24 Oficiais estrangeiros embarcados no USS George Washington. Eles receberão treinamento de instrutores do US Naval War College, e trabalharão no planejamento operacional conjunto das missões. Os Oficiais serão da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Holanda, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e Reino Unido.
Após Southern Seas 2024, o USS George Washington segue para a Califórnia, onde substituirá o USS Ronald Reagan (CVN-76) como porta-aviões das Forças Navais Avançadas (FDNF) no Japão, em uma troca histórica de porta-aviões na Naval Air Station de North Island. Esta é a segunda vez que CVN-73 será o porta-aviões da FDNF (a primeira foi em 2008). O USS Ronald Reagan será enviado para o estado de Washington onde passará por manutenção.
Antes de partir, o USS George Washington concluiu seu reabastecimento nuclear de meia-idade e a revisão no complexo do Newport News Shipbuilding da HII, na Virgínia. O período de manutenção normalmente é de quatro anos, mas se estendeu por pouco menos de seis anos devido a uma série de fatores, incluindo questões da cadeia de abastecimento e problemas de mão-de-obra causada pela pandemia.
@FFO