Marinha auxilia instalação de base de apoio na Terra Indígena Yanomami. O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqHU-2) da Marinha do Brasil (MB) utilizou um dos seus helicópteros UH-15 Super Cougar em missão de suporte à Operação “Hopiti”, no âmbito da Operação “Catrimani II”, voltada para o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY).
Entre os dias 15 e 22 de abril, o UH-15 do EsqHU-2 (N-7202) realizou o transporte de pessoal e cerca de 19 toneladas de equipamentos, combustível, insumos e materiais para a construção de uma base de apoio em Kayanaú, que será utilizada por agências e órgãos de segurança pública em suas atividades de proteção à TIY.
A montagem do acampamento provisório, com capacidade para acomodar até 45 pessoas, visa garantir a presença do Estado em uma posição estratégica na região. O transporte aéreo foi essencial para transpor a região de difícil acesso em meio a selva e sem pistas de pouso que pudessem receber aeronaves de asas fixas.
Além disso, a MB também forneceu apoio para o deslocamento de militares da 3ª Companhia de Forças Especiais do Exército Brasileiro e de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para missões de reconhecimento e monitoração de atividades ilegais na área de Kayanaú.
Operação “Catrimani II”
Sob a coordenação do Ministério da Defesa, a Operação “Catrimani II” representa uma evolução da sua fase inicial, que priorizou a assistência humanitária na Terra Indígena Yanomami. Nesta segunda etapa, o foco está na repressão ao garimpo ilegal. As ações, que acontecem em articulação com agências, órgãos de segurança e com a Casa de Governo em Roraima, contribuem para o Plano de Ação Permanente das Forças Armadas na região.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO