Croácia recebeu seus primeiros caças Dassault Rafale. Na última quinta-feira (25/04), chegaram na Base Aérea de Zagreb, os seis primeiros Dassault Rafale da Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS). A chegada dos caças foi acompanhada pelo Presidente croata Zoran Milanović, pelo Primeiro Ministro Andrej Plenković, demais autoridades civis e militares e convidados.
Os seis caças são aeronaves de segunda mão, compradas da Armée de l’Air et de l’Espace francesa (AAE). Eles serão reunidos no 191º Esquadrão de Caça da HZS, sediado na Base Aérea de Zagreb, situada na área do Aeroporto Internacional Franjo Tudjman.
São quatro caças Rafale A (monoplaces), matriculados 150 (ex-AAE 124), 151 (ex-131), 152 (ex-141) e 153 (ex-144); e dois Ralale B (biplaces), matrículas 170 (ex-318) e 171 (ex-315). O planejamento é que os últimos seis caças cheguem em Zagreb no final deste ano.
Em 28 de maio de 2021, o governo da Croácia anunciou o seu maior investimento em defesa desde sua independência da Iugoslávia na década de 1990. Foram investidos aproximadamente €999 milhões na compra de um lote de caças Rafale desativados pela Força Aérea e Espacial Francesa, com o objetivo de renovar a frota da Força Aérea Croata, atualmente baseada em antigos jatos da era soviética MiG-21 GFishbed.
Em novembro de 2021, representantes dos governos da Croácia e da França assinaram um contrato envolvendo a aquisição de doze caças Dassault Rafale FR3, sendo dez modelos monoplaces (Rafale A) e dois biplaces (Rafale B). O acordo prevê ainda o fornecimento de treinamento, simulador de voo, pacote básico de armamentos, suporte logístico e peças de reposição por três anos.
@FFO