Austrália recebeu helicópteros Airbus H135 alugados do Reino Unido. Chegaram recentemente na Austrália os cinco helicópteros Airbus H135 arrendados pela Força de Defesa Australiana (ADF – Australian Defence Force) para o Comando de Aviação do Exército Australiano. As aeronaves serão operadas pelo Centro de Treinamento de Aviação de Oakey, em Queensland.
Os helicópteros foram transportados desmontados por um Boeing 747-400F da empresa Network Aviation (matrícula TF-AKE) que pousou no Aeroporto Internacional de Sydney em 22/04, procedente de Liége, na Bélgica, com escala em Kuala Lumpur, na Malásia.
Os cinco Airbus H135 (EC135T3) são parte de um lote adquirido pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, com objetivo de substituir os Gazelle AH1 do Esquadrão 665 do Army Air Corps, mas que nunca foram comissionados ou colocados em operação.
Em fevereiro de 2024, a Scramble Magazine relatou a intenção da ADF de alugar por cinco anos o lote de helicópteros utilitários leves H135 do Ministério da Defesa do Reino Unido. No final do mês passado eles foram transferidos para a Bélgica, de onde foram embarcados para a Austrália.
Ainda conforme o banco de dados de Scramble, os helicópteros não chegaram a receber matrículas militares, e ostentam as seguintes matrículas civis britânicas: G-CMIR (número de construção 2175), G-CMIS (c/n 2179), G-CMIT (c/n 2181), G-CMIU (c/n 2184) e G -CMIV (c/n 2188).
No Centro de Treinamento de Aviação de Oakey os H135 serão utilizados no treinamento de tripulantes da Aviação do Exército Australiano e em missões de transporte leve, cobrindo parte do trabalho que antes era executado pelos desativados MRH90 Taipan. As operações deverão começar nas próximas semanas.
@FFO