Carga pesada — CH-53K do USMC transporta fuselagem de F-35. No dia 24 de abril de 2024, um Sikorsky CH-53K King Stallion do Marine Test and Evaluation Squadron 1 (VMX-1) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), carregou como carga externa o protótipo do F-35C (CF-01) enquanto reabastecia em voo com um Lockheed Martin KC-130T Hércules. A demonstração reforça o conceito de operações de mobilidade, oferecendo uma visão sobre o futuro do serviço de aviação distribuída.
O helicóptero de carga pesada CH-53K King Stallion transportou a fuselagem F-35C Lightning II do Integrated Test Force at Patuxent River (Pax ITF) em Patuxent River, Marilanda para a Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD) da US Navy localizada na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, Nova Jersey.
A fuselagem F-35C estava inoperável e sem sistemas de missão e propulsão. Ela foi levada para Departamento de Protótipo, Fabricação e Teste (PMT) da Divisão de Aeronaves do NAWCAD para uso em futuros testes de sistemas de recuperação de emergência.
O Sikorsky CH-53K King Stallion (Sikorsky S-95) é um helicóptero de transporte pesado projetado e produzido pela Sikorsky Aircraft. O King Stallion é uma evolução da longa série de helicópteros CH-53 que está em serviço contínuo desde 1966 e apresenta três motores aprimorados de 7.500 shp (5.590 kW), novas pás de rotor compostas e uma cabine de aeronave mais larga do que seus antecessores. O CH-53K manterá aproximadamente a mesma área ocupada pelo CH-53E.
É o maior e mais pesado helicóptero das forças armadas americanas. O USMC planeja receber 200 helicópteros a um custo total de US$ 25 bilhões. Os testes do Ground Test Vehicle (GTV) começaram em abril de 2014; os testes de voo começaram com o voo inaugural em 27 de outubro de 2015. Em maio de 2018, o primeiro CH-53K foi entregue ao Corpo de Fuzileiros Navais. O Corpo de Fuzileiros Navais informou que permanece no cronograma para atingir a capacidade operacional total com o CH-53K até o ano fiscal de 2029, à medida que continua a desativação dos CH-53E.
O CH-53K é movido pelo motor General Electric GE38-1B, que foi selecionado em vez do Pratt and Whitney Canada PW150 e uma variante do Rolls-Royce AE 1107C-Liberty usado no V-22 Osprey. Cada um dos três motores T408 tem potência nominal de 7.500 shp (5.600 kW) e dá ao CH-53K a capacidade de voar 20 nós (37 km/h; 23 mph) mais rápido que seu antecessor CH-53E.
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