IqAF aprimora frota de F-16 com sistema de EW. A iraq Air Force (IqAF) ou Força Aérea Iraquiana revelou planos para reforçar sua frota de aeronaves de combate Lockheed Martin F-16C/D Fighting Falcon com capacidades de guerra eletrônica de ponta. O foco está na integração do L3Harris AN/ALQ-211 Advanced Integrated Defensive Electronic Warfare Suite (AIDEWS) no seu arsenal existente, marcando um avanço significativo nos esforços do Iraque para modernizar a sua força aérea.
A iniciativa envolve a modernização de 34 aeronaves F-16C/D Bloco 52 da IqAF sediadas na Base Aérea Martyr Brigadier General Ali Flaih (anteriormente conhecida como Base Aérea de Balad) que pertencem ao 9 e ao 11 Sq. A IqAF opera atualmente uma combinação de 24 aeronaves F-16C e 10 F-16D, com entregas começando em 2014.
Embora detalhes específicos do contrato, como valor e cronograma de entrega, não foram divulgados, a solicitação publicada no site de compras do governo americano (DSCA) confirma a intenção de equipar a frota de F-16 com o sistema AIDEWS.
A versatilidade do AIDEWS é evidente quando integrados o AN/ALQ-211(V)4 e junto ao AN/ALQ-211(V)9, atendendo às diversas necessidades de diferentes operadores. Dado que as aeronaves Bloco 52 são mais recentes e superiores em configuração, que possuem o espaço interno necessário para a integração do AN/ALQ-211(V)4.
A decisão de equipar essas aeronaves com AIDEWS reflete a visão estratégica do Iraque para reforçar suas capacidades de combate aéreo, assim aumentando a sua capacidade de combater ameaças emergentes e salvaguardar os interesses de segurança nacional.
O L3Harris AN/ALQ-211 AIDEWS detecta, nega, interrompe, degrada e evita ameaças letais e fornece consciência situacional multiespectral (radiofrequência, infravermelho e laser). Implantado por seis clientes militares em todo o mundo sob o programa de vendas militares estrangeiras (FMS) do governo dos EUA, o AIDEWS é um sistema de alerta de radar de última geração projetado para fornecer aos pilotos de F-16 consciência situacional e proteção contra radares.
O projeto original do AIDEWS é baseado no ITT Exelis ALQ-211 Suite of Integrated RF Countermeasures (SIRFC), um sistema modular e escalonável desenvolvido para proteger aeronaves rotativas, como o AH-64D Longbow Apache, o MH-47 e o MH- 60, contra sistemas de defesa aérea RF engajando ativamente a aeronave.
@CAS