Dois helicópteros da Royal Malasian Navy colidem no ar. Foi confirmado que 10 pessoas, incluindo sete militares, morreram na colisão de dois helicópteros nos arredores da base da Marinha Real da Malásia (RMN) em Lumut, Perak, por volta de 9h32 hora local, desta manhã (23/04). O voo fazia parte de um treinamento para a cerimônia de comemoração dos 90 anos da RMN, prevista para o dia 3/05.
Em comunicado, a RMN ou TLDM (Tentera Laut Diraja Malaysia), confirmou que sete tripulantes estavam a bordo do helicóptero Leonardo AW139 MUH (Maritime Utility Helicopter) enquanto três estavam no helicóptero AS555 Fennec, quando ocorreu o incidente. Todas as 10 vítimas morreram no local.
O AW139 MUH é M503–3 do Esquadrão 503, sediado na Base Naval de Kota Kinabalu. Já o Eurocopter AS555 Fennec é o 502–6 do Esquadrão 502, sediado na Base de Lumut (WMLH). O AW139 503-3 faz parte de um lote adquirido em 2020 e que foi recém entregue em fevereiro deste ano.
“Seus corpos foram enviados ao Hospital do Exército da Base Lumut TLDM para processos de identificação”, dizia o comunicado. A Marinha ordenou que a Comissão de Inquérito investigasse a causa da colisão dupla de helicópteros.
Vídeos compartilhados mostram vários helicópteros em um desfile, voando em baixa altitude, sobre o Estádio Naval de Lumut. Um dos helicópteros — AW139 atingi o rotor de cauda do outro — AS555, e em seguida os dois caem, já fora de controle. A Marinha “criará um conselho de investigação para determinar a causa do incidente”.
@CAS