Em 7 de agosto de 2020, ocorreu o primeiro voo do pod Next Generation Jammer Mid-Band (NGJ-MB) da US Navy instalado em um Boeing EA-18G Growler (BuNo 169220/SD-533) do Air Test and Evaluation Squadron (VX) 23 “Salty Dogs”. O voo foi realizado a partir da NAS Patuxent River (MD).
O NGJ-MB já está em desenvolvimento há quatro anos e será totalmente integrado ao EA-18G, substituindo o conhecido pod ALQ-99 Tactical Jamming System, que era empregado nos Grumman EA-6B Prowler, aeronave retirada de serviço em março de 2019. O AN/ALQ-99E ainda está em serviço nos EA-18G. Fabricado pela Raytheon, quando operacional o NGJ-MB, deverá ser designado AN/ALQ-249.
O NGJ-MB é um pod de interferência eletrônica externo, que abordará ameaças avançadas usando as mais recentes tecnologias digitais, baseadas em softwares e em sistemas Active Eletronicically Scanned Array, permitindo a aeronave em missão EW a interromper, negar e degradar os sistemas de defesa aérea e de comunicação terrestre do inimigo.
O NGJ-MB, destinado para uso da Marinha dos EUA, bem como da Real Força Aérea Australiana e, futuramente a Luftwaffe, será capaz de rastrear sistemas isolados de mísseis superfície-ar (SAM), que operem em um pequeno espectro de frequência e não estejam integrados a um Sistema Integrado de Defesa Aérea.
@CAS