Leonardo garante entrega dos M-346 para a Nigéria ainda em 2024. Em visita à sede da Força Aérea Nigeriana (NAF), o vice-presidente de vendas da Leonardo na África, Claudio Sabatino, reiterou que a empresa irá entregar as primeiras seis aeronaves de ataque leve M-346 FA (Fighter Attack), ainda em 2024. A confirmação marca um avanço na agenda de modernização militar da Nigéria.
Durante uma visita à sede da Força Aérea Nigeriana (NAF), Claudio Sabatino enfatizou o compromisso da empresa aeroespacial italiana em garantir a entrega oportuna do caça M-346 à Nigerian Air Force (NAF). No meio de discussões com o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica Nigeriana, Marechal Hasan Abubakar, Sabatino enfatizou a importância da colaboração entre Leonardo e a NAF no avanço das capacidades militares da Nigéria.
De particular interesse foi a garantia de Leonardo de apoio à manutenção a longo prazo, um compromisso elogiado pelo Air Marshal Abubakar pelo seu papel em garantir a prontidão operacional sustentada. Reconhecendo a importância desta parceria, o Marechal da Força Aérea Abubakar propôs a criação de um Gabinete de Gestão de Programas dedicado para supervisionar todos os aspectos da colaboração.
A aquisição do caça M-346FA representa outro marco nos esforços da Nigéria para modernizar a sua frota militar e aumentar a eficácia operacional. Com o primeiro lote de seis aeronaves previsto para entrega antes do final de 2024, a parceria entre Leonardo e a NAF inicia uma nova jornada de capacidades melhoradas e versatilidade operacional para a defesa aérea da Nigéria.
A aeronave M-346 AJT (Advanced Jet Trainer), versão de treinamento do M-346FA, é usada globalmente, servindo em Israel, Polônia, Grécia, Cingapura e Itália. A NAF deve ser a primeira operadora do M346FA.
O M-346FA também emprega uma ampla gama de armamentos ar-ar e ar-solo, incluindo mísseis IRIS-T e AIM-9 Sidewinder, bombas guiadas a laser GBU-12 e GBU-49, Munições de Ataque Direto (JDAM), MBDA Brimstone e Marte ER, bombas de pequeno diâmetro, pods de reconhecimento Reccelite, canhões, entre outros.
@CAS