Colisão em voo entre helicópteros SH-60K da Marinha Japonesa. Dois helicópteros Mitsubishi SH-60K da Força de Autodefesa Marítima Japonesa (JMSDF) caíram no Oceano Pacífico durante um exercício realizado na noite de sábado (20/04). Conforme o Ministério da Defesa do Japão, oito tripulantes estavam a bordo das duas aeronaves, sendo que um foi localizado morto e os demais estão desaparecidos.
Em uma entrevista coletiva, Ministro da Defesa, Minoru Kihara, disse que possivelmente as aeronaves, com quatro tripulantes cada uma, colidiram em voo durante um exercício de guerra antissubmarino (ASW) noturno, realizado a cerca de 270 quilômetros no setor leste da Ilha de Torishima, na Península de Izu, ao sul de Tóquio. O último contato rádio ocorreu por volta das 22h38.
Um militar foi encontrado morto pelas equipes de buscas, que permanecem procurando pelos sete desaparecidos. Os dois gravadores de voo foram localizados bem próximos um do outro, junto com alguns destroços e pedaços das pás do rotores, disse Kihara. “Pensamos que há uma grande possibilidade de que eles tenham colidido em voo”, disse o Ministro.
Segundo o Almirante Ryo Sakai, Comandante da JMSDF, todos os voos de treinamento envolvendo helicópteros SH-60K foram imediatamente suspensos após a confirmação da queda das aeronaves. Também foi formado um comitê para investigar o grave acidente.
Os helicópteros SH-60K ASW envolvidos no acidente pertenciam à 24 Kokutai da Base Aérea de Komatsushima, na província de Tokushima e a 22 Kokutai da Base Aérea de Omura, província de Nagasaki. Recentemente a JMSDF anunciou a substituição dos SH-60K por modernos e mais equipados SH-60L.
@FFO