Holanda e Áustria assinam MoU para aquisição conjunta do C-390 Millennium. O Ministério da Defesa da Áustria e o Ministério da Defesa da Holanda assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a cooperação no processo de compra e gestão dos novos Embraer C-390 Millennium. O anúncio foi publicado ontem (19/04) no site do Ministério da Defesa austríaco.
De acordo com o comunicado, “o acordo estabelece a necessidade urgente de substituir a aeronave de transporte C-130, bem como a aquisição conjunta e a sinergia nas áreas de treinamento e manutenção [da futura aeronave]”.
O texto segue informando que “a Holanda está adquirindo um total de nove aeronaves de transporte C-390 “Millennium” da fabricante brasileira Embraer, quatro das quais [serão] destinadas às Forças Armadas Austríacas. Após a assinatura do contrato, os primeiros aviões pousarão na Áustria em 2027”.
Com a assinatura do MoU, a Holanda assume a frente no processo de negociação com a Embraer com o objetivo de efetivar a assinatura de compra das aeronaves para ambos países (Fonte: MD Áustria).
Nota RFA:
A Holanda demonstrou intenção de compra dos cinco Embraer KC-390 Millennium em abril de 2023, enquanto o governo da Áustria anunciou em 20 de setembro de 2023, que o avião de transporte brasileiro será o substituto dos seus C-130 Hércules.
Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), República Tcheca (02), Coreia do Sul (03), além da Holanda (05) e da Áustria (04). A fabricante ainda prospecta outros clientes pelo mundo, e mantém estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.
@FFO