Destacamento de Aviação do Exército de Belém recebeu HM-1A Pantera. O Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN), sediado na Base Aérea de Belém (PA), recebeu oficialmente duas aeronaves HM-1A Pantera. Para marcar a chegada dos helicópteros no dia 15/04, foi realizada uma cerimônia na Base Aérea de Belém, onde fica a sede do Dst Av Ex.
“É uma grande satisfação estarmos aqui hoje recebendo duas aeronaves que oficialmente se integram ao nosso Destacamento. São aeronaves de médio porte que ajudam não só nas missões operacionais como as de apoio à nossa sociedade”, disse o Gen Ex Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante Militar do Norte, em seu discurso.
O HM-1A Pantera pode transportar até dez militares e dois pilotos, e chegam em Belém para reforçar as capacidades do Destacamento de Aviação do Exército na Amazônia Oriental. Os novos meios estão aptos a atuar no transporte de tropas, nas ações de busca e salvamento em cenário terrestre, no ressuprimento aéreo, entre outras missões de combate e apoio logístico.
“A chegada dos Panteras veio para disponibilizar mais meios aéreos para cumprir as missões na Amazônia Oriental”, destacou o TC Ramos, Comandante do Dst Av Ex/CMN.
O Destacamento de Aviação do CMN foi criado em março de 2022, de acordo com a Portaria EME/C Ex Nº 674, com o objetivo de aumentar a interoperabilidade das missões em áreas de fronteira na Amazônia Oriental e reduzir custos operacionais com o deslocamento de aeronaves de Manaus (AM) ou Taubaté (SP) para Operações do CMN. Inicialmente o Dst Av Ex/CMN foi comissionado com dois helicópteros de transporte HM-4 Jaguar.
Fonte: CMN
@FFO