USAF TPS e DARPA anunciam o 1º combate aéreo por IA. A US Air Force Test Pilot School (USAF TPS) e a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) revelou que um jato controlado por IA enfrentou com sucesso um piloto humano durante um teste de combate aéreo realizado no ano passado.
A DARPA e a USAF TPS foram finalistas do Troféu Robert J. Collier 2023, um reconhecimento formal dos avanços recentes que lançaram a era do aprendizado de máquina na indústria aeroespacial. As equipes trabalharam juntas para testar execuções inovadoras em algoritmos de inteligência artificial usando a aeronave X-62A VISTA (Variable In-flight Simulation Test Aircraft) como parte do programa Air Combat Evolution (ACE) da DARPA. O X-62A VISTA é uma avançada plataforma para testes de voos não tripulados da USAF baseada em um caça F-16D modificado.
Em menos de um ano, as equipes passaram da instalação inicial de IA no sistema do X-62A, para a demonstração dos primeiros combates aéreos visuais (dogfight) de IA x humanos. No total, a equipe fez mais de 100.000 linhas de alterações críticas de software em 21 voos deteste. O dogfighting é um cenário altamente complexo que o X-62A utilizou para provar com sucesso que o uso seguro de inteligência artificial não determinística é possível na indústria aeroespacial.
O X-62A lutou contra um F-16 controlado exclusivamente por um piloto humano, onde ambas as aeronaves demonstraram “combates nariz a nariz de alto aspecto” e chegaram a 2.000 pés a 1.900 milhas por hora. A DARPA não diz qual aeronave venceu o duelo, entretanto.
“As brigas de cães eram o problema a ser resolvido para que começássemos a testar sistemas autônomos de inteligência artificial no ar”, disse Bill Gray, piloto-chefe de testes da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea, em um comunicado. “Cada lição que aprendemos se aplica a todas as tarefas que você poderia atribuir a um sistema autônomo”.
A agência realizou um total de 21 voos de teste até agora e afirma que os testes continuarão até 2024. Os rápidos avanços na IA deram origem a preocupações sobre como os militares poderão utilizar os sistemas. O Wall Street Journal informou no ano passado que o Pentágono desenvolverá sistemas de IA para defesa e melhorar a sua frota de drones. Os resultados do VISTA devem se aplicados no projeto VENOM da USAF.
A 96th Test Wing e a 53rd Wing, ambas sediadas na Eglin AFB — Florida, já estão com os três primeiros F-16C Fighting Falcons prontos para participar do programa Viper Experimentation and Next-gen Operations Model — Autonomy Flying Testbed (VENOM-AFT).
“O X-62A é uma plataforma incrível, não apenas para pesquisa e avanço do estado dos testes, mas também para preparar a próxima geração de líderes de testes. Ao garantir que a capacidade à sua frente é segura, eficiente, eficaz e responsável, a indústria pode considerar os resultados do que a equipe X-62A ACE fez como uma mudança de paradigma”, disse o coronel James Valpiani, comandante do Piloto de Teste. Escola.
“O potencial para o combate ar-ar autônomo é imaginável há décadas, mas a realidade permaneceu um sonho distante até agora. Em 2023, o X-62A quebrou uma das barreiras mais significativas da aviação de combate. Este é um momento de transformação, tudo possível graças às conquistas revolucionárias da equipe X-62A ACE”, disse o secretário da Força Aérea, Frank Kendall.
“É muito fácil olhar para o programa X-62A ACE e vê-lo como estando sob controle autônomo, ele pode lutar, mas isso não é o principal. As brigas de cães eram o problema a ser resolvido para podermos começar a testar sistemas autônomos de inteligência artificial no ar. Cada lição que aprendemos se aplica a todas as tarefas que você poderia atribuir a um sistema autônomo”, disse Bill Gray, principal piloto de testes da escola.
“Precisamos conseguir confiar nesses algoritmos para usá-los em um ambiente real”, disse o tenente-coronel Ryan Hefron, gerente do programa ACE da DARPA.
@CAS