Acidente com helicóptero da Casa Militar do Mato Grosso do Sul. Um helicóptero Bell 206B Jet Ranger pertencente à Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sofreu um acidente durante um voo de testes na tarde de ontem (19/04) no Aeroporto de Santa Maria, Campo Grande (MS). Os quatro tripulantes a bordo felizmente sofreram apenas ferimentos leves.
Em nota oficial, o Governo do Estado informou que o helicóptero Bell 206, matrícula PT-HBM, havia decolado de Santa Maria (ICAO: SSKG) para um voo semanal programado pela manutenção (preservação). Com 20 minutos de voo ocorreu uma pane de motor, e o piloto imediatamente retornou ao aeroporto para realizar um pouso de emergência (autorotação), mas acabou capotando no gramado ao lado da pista. A aeronave ficou seriamente danificada.
De acordo com informações obtidas pelo Site da Revista Força Aérea, este Jet Ranger (fabricado em 1991) não estava na frota operacional da Casa Militar do Governo do MS, motivo pelo qual era submetido regularmente pela manutenção aos voos de “preservação”.
Nota Oficial do Governo do Estado:
Referente ao acidente envolvendo um helicóptero da Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no final da manhã desta quinta-feira (18), informamos que o mesmo ocorreu na cabeceira da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. Quatro servidores vinculados a Casa Militar, sendo dois pilotos e dois tripulantes, estavam na aeronave.
Um dos ocupantes sofreu ferimentos leves, apresentando dor lombar e sendo imediatamente socorrido e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar complementar. Todos permaneceram conscientes durante todo o ocorrido e durante os primeiros socorros.
A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206. O mesmo estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo, feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane.
Uma manobra de emergência chamada autorotação foi realizada pelos pilotos para que o pouso ocorresse na lateral da pista do aeródromo. Contudo, ao tocar o solo, o helicóptero pironou [sic] – nome para uma espécie de capotagem – e acabou ocasionando o acidente. Como já estava em solo, a gravidade do ocorrido foi reduzida consideravelmente.
@FFO