Marinha Chinesa usa maquetes para testar seu novo porta-aviões. Imagens recentes do Fujian, o mais novo porta-aviões da Marinha do Exército Popular da China (PLAN), foram divulgadas nas redes sociais mostrando o seu convés de voo com cinco maquetes de aeronaves. As fotografias foram feitas por passageiros de voos comerciais que passam sobre o estaleiro Changxing Jiangnan, em Xangai, onde o Fujian está em fase final de construção.
As fotografias foram feitas em dois dias (16 e 17/04) nas quais foram observadas alterações na disposição dos aviões. Especialistas observam que as maquetes dispostas sobre o convoo do Fujian servem para testes de disposição de como ficará a futura ala aérea embarcada no porta-aviões. O teste no estaleiro ocorre em um momento que precede os primeiros testes em alto mar do Fujian.
As aeronaves (maquetes) observadas no convoo do Fujian foram identificadas como sendo um turboélice KJ-600 de alerta antecipado, dois caças navais J-15 (uma versão do Sukhoi Su-33 russo), o treinador JL-10 e o futuro caça naval de quinta geração J-35.
Anteriormente chamado de Tipo 003, o novo porta-aviões chinês é o primeiro projetado e construído pela indústria naval nacional, e também será o primeiro equipado com o sistema de lançamento de aeronaves por catapultas (CATOBAR). Os dois primeiros porta-aviões da PLA, Liaoning e Shandong, são equipados com rampas de lançamento (STOBAR). A previsão de entrega operacional do Fujian é para 2025.
@FFO