Grupo Aéreo Naval de Manutenção recebe aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste
No dia 13 de março, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) recebeu uma aeronave modelo UH-12, N-7057, proveniente do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61). A chegada da aeronave marca o início dos procedimentos para a incorporação do rádio KX-165A e a realização da inspeção pré-Período de Manutenção Geral de Aeronave (PMGA).
Esta inspeção tem como objetivo avaliar o estado geral da aeronave UH-12, com especial atenção para a presença de corrosão ou danos na estrutura da célula. Além da inspeção, está prevista a incorporação de um modelo diferente de rádio de comunicação na aeronave N-7057 em uma modificação inédita na MB.
Tais ações têm como propósito a manutenção de um ciclo operacional efetivo do helicóptero. O GAerNavMan assume, então, a responsabilidade de conduzir minuciosamente os processos de inspeção e manutenção necessários para assegurar as melhores condições de operacionalidade da aeronave, possibilitando ao EsqdHU-61 a disponibilização do meio para o cumprimento de sua missão.
Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais realizam pouso a bordo
No período entre os dias 4 e 7 de março, dez Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO) da turma de 2023, embarcaram na Fragata “Constituição” (F-42) para a realização de mais uma etapa do curso, o Pouso a Bordo.
Como parte do estágio Índia do curso do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), o pouso a bordo representa a familiarização dos Oficiais-Alunos com a operação embarcada, sendo requisito específico para a formação dos futuros Aviadores Navais da Marinha do Brasil.
Com dois Instrutores de pilotagem, dois fiéis a bordo e um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), a aeronave encontrou o navio nas proximidades da Ilha de Cabo Frio, onde cada aluno teve a oportunidade de realizar, após uma demonstração, três pousos, concluindo com sucesso, uma significativa etapa do curso.
Tripulantes Aéreos de Resgate realizam exercício de Evacuação Aeromédica
No dia 3 de março, durante a Comissão “ADEREX-2024”, uma equipe do Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR) do Comando da Força Aeronaval (GSAR-ComForAerNav) participou de um exercício de Evacuação Aeromédica (EVAM) a bordo de uma aeronave SH-16, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1).
Na ocasião, a aeronave decolou com uma dupla TAR a partir do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” em direção à Fragata “Defensora”, onde realizou a extração de uma vítima utilizando uma maca de resgate, equipamento adequado para situações em que o sobrevivente se encontra inconsciente, incapacitado ou com lesões na coluna.
A realização do exercício capacita os militares da Aviação Naval no preparo para o cumprimento das vastas missões de Busca e Salvamento nas quais a Marinha do Brasil atua.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza treinamento de emergência em simulador de voo do Exército Brasileiro
No período de 26 de fevereiro a 1º de março, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), representado por um Destacamento Aéreo Naval composto por nove pilotos, realizou treinamentos de emergências utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 Esquilo, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté-SP.
Na ocasião, foram empregados dois simuladores em proveito do adestramento dos pilotos, nos quais pode-se inserir panes, simular condições adversas de meteorologia e praticar o Corporate Resource Management (CRM), contribuindo para a sedimentação dos procedimentos de emergência e a melhoria da capacidade de gerenciar condições de risco.
O Programa de Treinamento de Emergências em Simulador, apoiado pela Aviação do Exército Brasileiro, tem se mostrado fundamental para o incremento da segurança de aviação do EsqdHU-1, que opera as aeronaves UH-12 Esquilo e demanda um intenso treinamento dos seus pilotos para as missões de emprego geral.
Fonte: ComForAer
@FFO