EsqdHS-1 da Marinha do Brasil atinge 67 mil horas de voo. O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) celebrou a marca de 67 mil horas voadas ao longo dos seus 58 anos de história. A marca foi atingida no dia 05 de março, durante um voo no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140), quando a aeronave SH-16 Seahawk N-3035 realizava aproximações autocontroladas e controladas, sendo parte da qualificação para pouso a bordo assistido com Óculos de Visão Noturna (OVN).
Originado do 1º Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação Embarcado (1º GAE), da Força Aérea Brasileira (FAB), o EsqdHS-1 iniciou suas operações em 1965 com os helicópteros Sikorsky SH-34J, conhecido como “Baleia”, que voaram até 1974.
De 1970 até 2012, o EsqdHS-1 utilizou o modelo Westland SH-3 Sea King, conhecido internamente como “Guerreirão”, equipado com sensores radar e sonar. Contava ainda com a capacidade de lançamento de míssil Exocet AM-39, torpedos MK-44 e, posteriormente, MK-46, além de bombas de profundidade. Com o SH-3 foram realizados os primeiros lançamentos desses armamentos, realizados voos por instrumentos, pousos a bordo noturnos em navios e no reabastecimento de Helicópteros em voo Helicopter In-Flight Refueling (HIFR).
Em 23 de agosto de 2012, dia do Aviador Naval, o EsqdHS-1 recebeu os atuais SH-16 Seahawk, que desde então vem prestando relevantes serviços à MB, tendo realizado mais de 2.000 pousos a bordo, destes, mais de 200 assistidos com OVN e mais de 500 horas de voo com este equipamento. Com o uso do seu sonar HELRAS (Helicopter Long Range Active Sonar) DS-100, o SH-16 já realizou quase 600 horas de voo ASW (Anti-Submarine Warfare).
Dentre as diversas missões executadas, pontuam-se nove lançamentos de armamento real com o uso do míssil ar-superfície “Penguin”, dois lançamentos de torpedos MK-46 com cabeça de exercício, lançamento de “chaff” e “flare” e uso da metralhadora lateral 7,62 mm – MAG. Além dos diversos acionamentos da Aeronave de Serviço Esquadra (ASE) pelo Serviços de Salvamento da MB (SALVAMAR), enfatizando a característica multiemprego dos SH-16.
Fonte: ComForAer/MB
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