Pane de motor paralisa operações com T-45C Goshawk da US Navy. O Comando de Aviação Naval dos Estados Unidos paralisou temporariamente as operações dos jatos de treinamento T-45C Goshawk, depois que uma aeronave sofreu uma pane de motor na semana passada. A informação foi divulgada com exclusividade pelo site USNI News.
“As operações das aeronaves T-45C Goshawks foram paralisadas enquanto o CNATRA (Chief of Naval Air Training) avalia a situação para retorno das operações com segurança”, disse um comunicado do CNATRA enviado em 15/04 ao USNI News.
A ordem de paralisação da frota foi emitida após um T-45C da 1º Ala de Treinamento Aéreo (Training Air Wing One) sofrer uma pane de motor na tarde de sexta-feira passada. A tripulação executou um pouso de precaução no Hesler-Noble Field, em Laurel, Mississippi. “A situação não deixou feridos e a extensão dos danos ao motor está sob investigação”, disse o comunicado.
O USNI News ouviu uma fonte que informou que a pane foi relacionada com uma lâmina do fan do motor. Em 2022, os T-45C fora paralisados por duas semanas após ser encontrada uma falha neste componente do motor turbofan Rolls Royce de um Goshawk. O Comando de Aviação Naval (NAVAIR) ou a fabricante do motor Rolls Royce não emitiram nenhum boletim oficial, disse uma porta-voz da Marinha ao USNI News.
O McDonnell Douglas T-45 Goshawk é o principal vetor para treinamento de operações em porta-aviões dos pilotos navais da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Desenvolvido pela McDonnell Douglas (atual Boeing) tendo como base o jato britânico British Aerospace Hawk, o T-45 substituiu os T-2 Buckeye e TA-4 Skyhawk. Entre 1991 e 2009 a McDonnell Douglas/Boeing produziu 221 unidades do Goshawk para o Comando de Aviação Naval dos EUA.
@FFO