Grécia organiza o Exercício Multinacional Iniochos 2024. A Força Aérea Helênica (HAF) está sediando o Exercício Multinacional INIOCHOS 24. Realizado entre os dias 08 e 18 de abril na Base Aérea de Andravida, o treinamento reúne unidades de 12 países aliados, além do anfitrião.
Enviaram meios aéreos os seguintes países:
Arábia Saudita (Typhoon)
Catar (Rafale)
Chipre (helicóptero AW139)
Espanha (F/A-18)
Estados Unidos (F-16 e drone MQ-9)
França (Rafale E-3F AWACS)
Montenegro (helicóptero B212)
Reino Unido (Typhoon)
Romênia (F-16)
Grécia (diversos tipos de aeronaves)
A Áustria e Portugal participarão do INIOCHOS 24 com equipes de Inteligência e de Forças Especiais, enquanto a Alemanha enviará uma equipe de observadores.
O objetivo do Exercício Iniochos é expor os participantes a um cenário de combate moderno, realístico e dinâmico, com um ritmo intensivo de surtidas, testando a resistência física e psicológica dos combatentes. Entre as missões da Iniochos estão Operações de Defesa Aérea (ADO), Operações Aéreas de Contra-Ofensiva (OCA), ataque à superfície (terrestre e marítimo), ataques a Alvos Sensíveis ao Tempo (TST), Ataque de Ativos Aerotransportados de Alto Valor (HVAA), Apoio Aéreo Aproximado (CAS), interdição aérea, busca e resgate em combate (CSAR), missões de reconhecimento (RECCE), entre outras.
“O Exercício oferece uma oportunidade única para os participantes realizarem missões complexas, especificamente projetadas para melhorar a interoperabilidade e aumentar a prontidão para o combate. Os cenários abrangem todo o espectro de operações aéreas e o uso dos Simuladores Táticos F-16 aprimora ainda mais os objetivos de treinamento”, disse o Tenente-General Dimosthenis Grigoriadis, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Helênica.
A primeira edição do Iniochos aconteceu em 1988 e envolveu apenas unidades da Força Aérea Helênica. Em abril de 2015 o exercício passou para o formato INVITEX (Exercício de Convite), com a participação de forças aéreas estrangeiras convidadas. Na primeira edição, participaram a Força Aérea Israelense (IAF) e uma unidade das Forças Especiais do Comando da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (SOF USAFE). A edição de 2024, ano que marca o 75º aniversário da OTAN, reúne o maior número de aeronaves na história do Exercício.
Fonte: HAF
@FFO