USAF aposentou mais um U-2 Dragon Lady. Recentemente a USAF desativou a segunda aeronave de missão especial Lockheed U-2 Dragon Lady, avançando com o processo de aposentaria da frota. Quando a última aeronave for retirada de operação, os icônicos U-2 terão alcançado a impressionante marca de 70 anos de serviço operacional.
No último dia 05 de abril, o U-2S matrícula 80-1085, completou a sua última missão operacional ao pousar na Base Aérea de Beale, na Califórina, a sede da 9ª Ala de Reconhecimento (9th RW). De acordo com uma postagem nas suas redes sociais, Beale AFB informou que o #1085 completou 38 anos de serviços ativos e 17.882,3 horas de voo.
Em 11 de janeiro deste ano, o 1º Esquadrão de Reconhecimento (1st RS) sediado em Beale (código de cauda “BB”) já havia aposentado o primeiro Dragon Lady. O TU-2S (versão biplace de treinamento) matrícula 80-1065, voou nada menos que 24.042 horas (saiba mais aqui).
Desenvolvido secretamente durante a Guerra Fria na década de 1950, os U-2 tinham como principal missão a coleta de dados de inteligência e reconhecimento, voando em altas altitudes sobre a União Soviética. Apesar da sua importância estratégica, a idade avançada do projeto deixa as operações caras e de difícil manutenção.
De acordo com documentos oficiais, no início deste ano a USAF ainda teria um total de 27 aeronaves U-2 em serviço ativo, sendo 24 U-2S (monoplace) e três TU-2S (biplace). A NASA também opera dois ER-2 que não tem previsão de desativação.
Vários U-2 estão espalhados pelo mundo atualmente, e as suas missões deverão ser assumidas por drones como os RQ-4 Global Hawk e os “super-secretos” RQ-180, que nunca foram oficialmente reconhecidos, apesar de ter sido avistados várias vezes.
@FFO