Vídeo — Saab Gripen, pensado para operações dispersas. A guerra é intrinsecamente imprevisível e como tal, algumas situações poderão sair do controle ou não funcionar da maneira prevista. Um exemplo são as base aéreas convencionais, que no caso de conflito rapidamente se tornam alvos dos inimigos.
Ter uma logística alternativa para manter a superioridade aérea é crucial. Historicamente este é o pensamento do alto Comando das Forças Armadas da Suécia, que ao longo de décadas mantém uma cultura operacional espalhando pistas de pouso alternativas por todo o território nacional.
A Saab sempre esteve ao lado as autoridades suecas, trabalhando em conjunto para desenvolver equipamentos e meios que ofereçam capacidades operacionais que extrapolem o convencional. O avançado caça multifuncional Gripen é uma dessas ferramentas.
Capaz de se deslocar rapidamente das bases aéreas para locais dispersos, o Gripen pode operar por longos períodos com o mínimo apoio de solo. A capacidade de pousar e decolar em trechos de rodovias, o rápido sistema de reabastecimento e a facilidade na troca de armamentos o tornam o Saab Gripen uma ferramenta crucial para manter a superioridade aérea tática.
O projeto do Gripen foi pensado nos mínimos detalhes para situações completamente fora da normalidade. Um exemplo é a possibilidade de uma pequena a equipe de manutenção trocar um motor nas margens de uma rodovia em pouco mais de uma hora. Isto é absolutamente impossível para a grande maioria das modernas aeronaves.
Apenas cinco pessoas de apoio e poucos equipamentos na beira de uma estrada poderão reabastecer, armar e recolocar o Gripen no ar de novo em aproximadamente 15 minutos!
Sem dúvidas, este é o único sistema desenvolvido para operações dispersas, fruto de décadas de conhecimento e preparação. O Gripen é a ponta de lança da superioridade aérea da Suécia, protegendo o espaço aéreo a partir de qualquer ponto do território nacional.
@FFO