Honduras adquire dois helicópteros utilitários leves Airbus H145 adicionais. O Ministério da Defesa de Honduras adquiriu dois helicópteros Airbus H145 adicionais, que serão operados pela Força Aérea de Honduras para realizar transporte de passageiros e carga, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios, evacuação médica (EVAM) e outras missões essenciais.
Esta nova compra segue um pedido inicial assinado em abril de 2023 para dois H145, que serão entregues até o final de 2024. No total, existem mais de 1.600 helicópteros da família H145 em serviço, com mais de 7,5 milhões de horas de voo. Mais de 120 voam atualmente na América Latina.
“Estamos muito satisfeitos por dar mais um passo em nossa colaboração com Honduras através deste projeto vital e estamos orgulhosos de saber que nossos H145 realizarão missões essenciais para proteger o povo hondurenho. Com excelente disponibilidade e desempenho, o H145 provou ser uma plataforma muito versátil que se adapta perfeitamente às condições climáticas e geográficas da região”, disse Alberto Robles, Head da Airbus Helicopters na América Latina.
“Os helicópteros H145 respondem à necessidade de Honduras por helicópteros modernos e multifuncionais que possam ser usados pelos próximos 30 anos. Honduras, devido à sua localização, é frequentemente afetada por furacões, desastres naturais e incêndios. O fato de termos seis H145 disponíveis nos próximos anos fará com que a população se sinta mais segura, sabendo que suas Forças Armadas contam com os mais modernos helicópteros para protegê-los e auxiliá-los durante esses desastres naturais”, disse José Manuel Zelaya, Ministro da Defesa de Honduras.
O Airbus Helicopters H145 (anteriormente EC145) é um helicóptero utilitário leve bimotor desenvolvido e fabricado pela Airbus Helicopters. A versão de cinco pás oferece 150 kg adicionais de carga útil e maior conforto para passageiros e tripulantes. O excelente desempenho do H145, principalmente em condições de calor e altitude, o torna ideal para a realização de missões de combate a incêndios. Graças à sua alta taxa de disponibilidade de voo e capacidade para qualquer clima, o H145 pode estar pronto para decolar em poucos minutos em caso de emergência.
@CAS