Lockheed Martin revela novo míssil hipersônico Mako para o F-35. A Lockheed Martin, em parceria com a CoAspire, revelou o novo míssil hipersônico multimissão Mako durante a exposição Sea Air Space 2024. Inicialmente desenvolvida com financiamento interno para o programa Stand In Attack Weapon (SiAW) da USAF, a empresa agora está lançando a arma para US Navy para ser empregada em aeronaves baseadas em porta-aviões.
“Para a Marinha dos EUA, este é um sistema multimissão, altamente capaz, com alta capacidade de sobrevivência e acessível, então você manterá muitos alvos em risco com um sistema de armas que está pronto agora”, Rick Loy, Gerente Sênior de Programa.
A Lockheed Martin disse que esta é a primeira vez que o novo míssil hipersônico é exibido publicamente desde que o desenvolvimento começou, há sete anos. Segundo a empresa, o míssil pode ser empregado pelos F-35, F-22, F-15, F-16, F/A-18, P-8 e “qualquer aeronave que possua pilones de 30 polegadas”, como o rack ejetor BRU-32 amplamente utilizado nos EUA.
Uma maquete de Mako foi exibida no estande da CoAspire com gráficos mostrando a arma empregada pelo F-35 Lightning II. De fato, foi demonstrado que o F-35 consegue transportar quatro mísseis Mako externamente e dois internamente, um para cada compartimento de armas, tornando o Mako a primeira arma hipersônica compatível com aeronaves de 5ª geração.
Na verdade, nenhuma das armas hipersônicas atualmente em desenvolvimento cabe no compartimento de armas do F-35. Caso o Mako for adquirido, uma arma hipersônica transportada internamente expandiria muito as capacidades do F-35.
Os detalhes sobre a nova arma são escassos, pois a empresa disse que não poderiam ser divulgados. Os poucos detalhes disponíveis mencionam múltiplos métodos de orientação e uma velocidade máxima de pelo menos Mach 5.
@CAS