KC-46A da USAF testa novos pods para REVO com aviões da Marinha. A USAF recentemente iniciou testes de reabastecimento em voo (REVO) com um dos seus Boeing KC-46A Pegasus equipado com novos pods WARP (Wing Aerial Refueling Pods). O novo sistema de cesta e mangueira (probe and drogue) foi desenvolvido para reabastecer simultaneamente duas aeronaves da Aviação Naval dos EUA.
Um KC-46A da 22ª Ala de Reabastecimento em Voo (22th ARW) da Base Aérea de McConnell, em Wichita, no Kansas, recebeu os novos pods no mês passado. Desde então, foram realizadas duas missões REVO bem sucedidas com dois caças navais F/A-18 Hornets da Marinha (USN) e dois AV-8B Harriers do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC).
Com seis metros de comprimento, os dois casulos WARP instalados nas asas do KC-46A, guardam mangueiras com 25 metros de comprimento, por onde são transferidos até 1.500 litros de combustível por minuto para as aeronaves receptoras.
A Boeing e a USAF iniciaram o desenvolvimento do WARP em 2019. Esses testes eram para ocorrer em janeiro de 2021, mas problemas encontrados pela Agência Federal de Administração de Aviação (FAA), especialmente com a segurança contra colisão com aves e corrosão nos cabeamentos, atrasaram a certificação do sistema.
“O sistema WARP é uma capacidade opcional incluída no projeto original do KC-46, portanto há muito pouca diferença nas características de manuseio da aeronave. O desafio é garantir que nossos tripulantes sejam devidamente treinados no manuseio dos WARPs, para que possam executar as missões de maneira adequada”, disse o Capitão Taylor Johnson, piloto de KC-46A.
“Os primeiros voo não trouxeram surpresas. Usar o novo sistema parecia muito com a nossa prática habitual nos simuladores, o que tornou o uso real bastante simples”, disse o Aviador de 1ª Classe Cord Nakaahiki, operador de lança da 22th ARW.
Os testes e avaliações operacionais iniciais (IOT&E) com os novos WARPs ocorrerão até o mês de maio, com o objetivo de fornecer treinamento adequado para as tripulações e equipes técnicas de manutenção dos novos pods.
@FFO