Marinha Argentina prepara seus Super Etendard para a visita do porta-aviões USS George Washington. A Marinha da Argentina está trabalhando mais intensamente na recuperação de pelo menos dois jatos navais Super Etendard, com o objetivo de que estejam operacionais para a chegada do porta-aviões USS George Washington (CVN 73) da Marinha dos Estados Unidos, esperada em Buenos Aires no próximo mês de maio.
De acordo com reportagem do portal Zona Militar, dois Super Etendard Modernize (SEM) adquiridos da França em 2019, seriam as primeiras unidades a voltar ao serviço. Fontes consultadas pela reportagem informaram que as aeronaves matrículas 31 e 44 estão sob frequentes testes, indicando que poderão voar logo que a questão dos assentos ejetáveis for resolvida.
Desde que chegaram na Argentina, os SEM são submetidos a inspeções de manutenção periódicas, a fim de mantê-los em boas condições para o momento em que voltem a operar. Por outro lado, tendo em vista o desdobramento previsto para a visita do USS George Washington, está previsto o comissionamento de um helicóptero Sea King, juntamente com Destroyers Meko 360, Corvetas Meko 140 e Barcos de Patrulha Oceânica da classe “Bouchard”.
Vale lembrar que durante os exercícios combinados “Gringo Gaúcho” (realizados durante a passagem de um dos porta-aviões da Marinha dos EUA pelas águas do Atlântico Sul em 1990 (duas edições), 1991, 1993, 2001, 2004 , 2008 e 2010, o Comando de Aviação Naval (COAN) da Marinha Argentina participou com seus Sea King, Alouette III, Fennec, S-2E/T Turbo Tracker e Dassault Super Etendard.
Fonte: Zona Militar
@FFO