Boeing: contrato de US$ 3,4 bilhões por 17 P-8A Poseidon. A US Navy concedeu à Boeing um contrato de US$ 3,4 bilhões para começar a fabricar 14 aeronaves P-8A Poseidon para a Royal Canadian Air Force (RCAF) e três P-8A adicionais para a Marinha Alemã.
Em novembro de 2023, o Canadá anunciou sua decisão de adquirir o P-8A Poseidon para substituir sua frota atual de CP-140 Auroras. Espera-se que o primeiro P-8A para o Canadá seja entregue em 2026. A equipe Poseidon do Canadá inclui CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero.
A equipe conta com 81 fornecedores canadenses da plataforma P-8 e mais de 550 fornecedores em todas as províncias, contribuindo para o benefício econômico anual de aproximadamente CAD$ 4 bilhões da Boeing para o Canadá, apoiando mais de 14.000 empregos canadenses.
“Nossos clientes globais exigem capacidades avançadas comprovadas para proteger seus países — o P-8 fornece essa defesa. Juntamente com nossos parceiros, esperamos fornecer esta capacidade incomparável, além de benefícios industriais significativos para as indústrias aeroespacial e de defesa do Canadá e da Alemanha”, disse Vince Logsdon, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing Defesa, Espaço e Segurança e Serviços Globais.
Após a aquisição inicial de cinco aeronaves P-8 em junho de 2021, a Alemanha adicionou três aeronaves em novembro de 2023, elevando para oito o número total de P-8 para a Marinha Alemã. A primeira aeronave será entregue em 2025, para substituir a frota de P-3 Orions do país. Na Alemanha, a Boeing fez parceria com a ESG Elektroniksystem-und Logistik-GmbH e a Lufthansa Technik para fornecer integração de sistemas, treinamento, suporte e trabalho de sustentação que trarão a mais alta disponibilidade operacional para cumprir as missões da Marinha Alemã.
No ano passado, a Boeing e a CAE assinaram acordos de parceria para expandir a colaboração em plataformas multimissões no Canadá, Alemanha e Noruega. Esses acordos utilizam as capacidades complementares de cada empresa para fornecer soluções superiores de gerenciamento, técnicas e de treinamento econômicas para o programa P-8A Poseidon. Existem 200 P-8 atualmente em serviço ou sob contrato em nove países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido, Noruega, Nova Zelândia, República da Coreia, Alemanha e Canadá.
O Boeing P-8 Poseidon é uma aeronave americana de patrulha marítima e reconhecimento desenvolvida e produzida pela Boeing Defense, Space & Security e derivada do Boeing 737-800 civil. Foi desenvolvido para a Marinha dos EUA. O P-8 opera em funções de guerra anti-submarina (ASW), guerra anti-superfície (ASUW) e inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Está armado com torpedos, mísseis antinavio Harpoon e outras armas, pode lançar e monitorar sonobóias e pode operar em conjunto com outros ativos, incluindo o veículo aéreo não tripulado (UAV) de vigilância marítima Northrop Grumman MQ-4C Triton.
O P-8 é operado pela Marinha dos Estados Unidos, pela Marinha da Índia, pela Força Aérea Real Australiana, pela Força Aérea Real do Reino Unido, pela Força Aérea Real Norueguesa e pela Força Aérea Real da Nova Zelândia. Também foi encomendado pela Marinha da República da Coreia e pela Marinha Alemã e RCAF.
@CAS