Safran irá suportar os motores dos Merlins da Royal Navy. A disponibilidade da frota de 55 helicópteros AW101 Merlin Mk2/Mk4 do Fleet Air Arm da Royal Navy (RN) deve aumentar graças a um novo contrato de suporte dos motores, assegurado até 2030. A Defense Equipment & Support (DE&S) assinou um contrato de seis anos de £ 300 milhões com a Safran Helicopter Engines UK para fornecer suporte contínuo aos motores RTM322 da RN.
O contrato de seis anos, que começou em 1º de abril de 2024, proporcionará um acordo melhor e mais flexível, que otimiza a disponibilidade e avalia o sucesso em relação aos resultados de desempenho acordados, garantindo a capacidade do Merlin ao mesmo tempo, em que desempenha suas funções vitais, fornecendo proteção da força marítima do Reino Unido. A Safran fornece suporte de motor para o RTM322 da Merlin desde 1998.
Keith Bethell, Diretor — Helicópteros de Equipamentos e Suporte de Defesa, disse: “Durante os anos, o Merlin provou ser um recurso extraordinariamente versátil para as forças armadas e a experiência da Safran contribuiu para esse sucesso através do suporte meticuloso ao motor RTM322. Este contrato garante mais de 30 empregos altamente qualificados no Reino Unido, principalmente em Fareham, e mostra que o motor está sendo cuidado e mantido da melhor maneira possível”.
O Ministro de Compras de Defesa, James Cartlidge, disse: “O versátil Merlin tem sido um carro-chefe da Marinha Real há anos, protegendo e apoiando implantações globais. Este novo contrato de apoio aumentará a disponibilidade da missão do Merlin para poder continuar a caçar submarinos, conduzir patrulhas marítimas, transportar tropas e evacuar vítimas”.
Existem dois tipos de helicóptero Merlin atualmente em uso na Marinha Real. O Mk2 possui sistemas aprimorados de radar e sonar que o tornam um potente caçador de submarinos inimigos, mas também é usado para patrulha marítima, transporte de tropas, evacuação de vítimas, busca e salvamento e outras tarefas de contingência.
Desde que entraram em serviço em 2014, os Merlin Mk2 foram implantados a partir de uma série de plataformas em toda a Marinha Real, incluindo os porta-aviões da Classe Queen Elizabeth, os destróieres da Classe Daring, as fragatas da Classe Duke e os navios da Royal Fleet Auxiliary (RFA).
O outro helicóptero Merlin atualmente em serviço pela Marinha Real é o Mk4, que apresenta diversas modificações para uso pela Marinha Real. Isso inclui permite o rápido deslocamento das Forças Especiais a partir da porta da cabine principal.
O Rolls-Royce Turbomeca RTM322 é um motor turbo eixo produzido pela Safran Helicopter Engines. Foi originalmente concebido e fabricado pela Rolls-Royce Turbomeca Limited, uma joint venture entre a Rolls-Royce plc e a Turbomeca (agora Safran Helicopter Engines). O motor foi projetado para atender a uma ampla gama de projetos de helicópteros militares e comerciais. O RTM322 também pode ser empregado em aplicações marítimas e industriais.
@CAS