Japão quer um novo treinador avançado a jato. O Japão e os Estados Unidos estão prestes a embarcar numa joint venture para desenvolver um treinador a jato de próxima geração, sinalizando um avanço significativo na cooperação militar entre as duas nações.
O Mainichi News relata que as discussões estão em andamento, visando criar uma plataforma de treinamento de ponta para atender às necessidades crescentes da Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF — Japan Air Self-Defense Force). A decisão de prosseguir este esforço colaborativo decorre de preocupações relativas à substituição do atual treinador da JASDF, o Kawasaki T-4, que está em serviço há mais de três décadas.
Com a entrada em serviço do F-35A na JASDF (e em breve o F-35B) e o projeto internacional de um caça de 6ª geração com Itália e Reino Unido — o GCAP (Global Combat Air Programme), previsto para 2035, cria uma necessidade premente de uma plataforma de treinamento mais sofisticada. O novo treinador servirá como uma ferramenta preparatória crucial para os pilotos em transição para essas aeronaves de alta tecnologia.
Uma das principais vantagens desta iniciativa de desenvolvimento conjunto é a partilha de custos entre o Japão e os EUA. As complexidades dos caças modernos exigem sistemas de formação igualmente avançados, tornando a partilha de custos uma abordagem prudente. Além disso, as economias de escala alcançadas através da produção conjunta poderiam conduzir a eficiências de custos e garantir uma cadeia de abastecimento estável para componentes essenciais.
Além das considerações financeiras, a colaboração visa melhorar a interoperabilidade entre a JASDF e a USAF. Ao treinar pilotos numa plataforma comum, ambas as nações podem racionalizar as suas operações e melhorar a coordenação durante missões conjuntas. Esta interoperabilidade é fundamental no cenário atual, em especial devido as fortes tensões na região do indo-pacífico.
Embora as especificidades do novo treinador ainda estejam sendo acertadas, o Boeing-Saab T-7A Red Hawk surge como uma alternativa viável. Reconhecido por suas capacidades supersônicas e recursos avançados, como design digital para integração de tecnologias futuras, o T-7 pode ser uma boa aeronave no tocante a relação custo-benefício. Ele poderia economizar custos de desenvolvimento, mesmo que a JASDF queria uma versão customizada.
Embora o programa de testes de voo do T-7 tenha enfrentado atrasos, a USAF planeja adquirir 346 dessas aeronaves, com compras iniciais previstas para o ano fiscal de 2025. Aproveitando a linha de produção existente nos EUA, a produção conjunta com o Japão poderia ser acelerada, garantindo a entrega oportuna do novo treinador. A formalização deste acordo está prevista durante a próxima reunião de cúpula entre o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida e o presidente dos EUA, Joe Biden.
O Boeing — Saab T-7 Red Hawk, inicialmente conhecido como Boeing TX (mais tarde Boeing — Saab TX), é um treinador a jato supersônico avançado produzido pela Boeing com a Saab. Em setembro de 2018, a USAF o escolheu para o programa TX para substituir o Northrop T-38C Talon como o seu novo treinador avançado a jato. Ele já foi entregue as unidades de testes da USAF em 2023.
@CAS