Jatos T-1 Jayhawk da USAF para o Uruguai?. O governo dos Estados Unidos notificou a Comissão de Relações Exteriores do Congresso sobre a proposta de transferir quatro jatos de treinamento J-1A Jayhawk para o Uruguai. A iniciativa será viabilizada através do programa de Artigos Excedentes de Defesa (EDA) da Agência de Cooperação para Segurança e Defesa dos EUA.
A transferência foi mencionada em um documento enviado ao Congresso no qual cita que os aviões poderão ser “…oferecidos com pouco ou nenhum custo…” para países parceiros em apoio à “…segurança nacional e objetivos de política externa dos Estados Unidos…”, como no caso o uruguaio. A notícia foi divulgada pelo site Zona Militar.
O T-1A Jayhawk é uma versão militar do jato executivo Beechcraft 400A, utilizado pelas Forças Armadas dos EUA para treinamento avançado dos seus pilotos de transporte e de reabastecimento em voo. O Jayhawk também é utilizado pela Força Aérea de Autodefesa do Jão, onde são chamados de T-400.
A USAF recebeu os primeiros Jayhawk a partir de 1992, e desde então contabilizou uma frota de mais de 140 jatos. Como parte do seu projeto de otimização da frota, a USAF pretende retirar de serviço cerca de 50 Beech T-1A neste ano de 2024. Os planos estão encontrando resistência do Congresso, que avalia que essas aeronaves ainda são consideradas necessárias e que a USAF não teria um substituto para o treinador avançado.
@FFO