Guatemala recebeu U-28 Draco doado pelos Estados Unidos. A Força Aérea da Guatemala (FAG) recebeu recentemente um turboélice Pilatus PC-12 doado pelo governo dos Estados Unidos. Designado militarmente pela USAF como U-28B Draco, o monomotor foi originalmente produzido para as Forças de Operações Especiais da Força Aérea do Afeganistão.
Em 2012, os Estados Unidos encomendou dezoito monomotores PC-12 para a fábrica suíça Pilatus. As aeronaves foram modificadas para realizar missões de Inteligência Eletrônica (SIGINT) pela Sierra Nevada Corporation (SNC) e entregues para a Força Aérea Afegã.
O U-28B Draco recebido pela Guatemala recebeu a matrícula 706 (número de construção 1445). Ele foi fabricado em 2013 para a Força Aérea Afegã, onde chegou em 2019 com a matrícula YA1445. Em 2022 retornou para os EUA, onde foi armazenado com a matrícula civil N445NX.
Impulsionado por um motor Pratt Whitney PT6A-67B (1.200 hp), o Pilatus PC-12 básico tem um alcance operacional de aproximadamente 2.700 km. Em sua versão SIGINT, o U-28 Draco incorpora vários equipamentos de comunicação tática, dispositivos de autoproteção, sensores electro-ópticos, sistemas avançados de navegação, suíte de coleta ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), entre outros.
De acordo com o site Pucará Defense, o Draco entregue à Força Aérea Guatemalteca mantém vários equipamentos originais, que serão utilizados em missões de segurança e controle de fronteiras.
@FFO