Kratos XQ-58 Valkyrie voa ao lado de dois F-35. O voo de demonstração ocorre no momento em que o programa Penetrating Affordable Autonomous Collaborative Killer — Portfolio (PAACK-P) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA completa sua fase inicial. O voo é o sinal que o XQ-58A será o loyal wingman (ala leal) do F-35.
Apresentando a capacidade do XQ-58A Valkyrie de voar ao lado de duas aeronaves F-35A da USAF (33rd FW) e fornecer uma capacidade ofensiva eletrônica integrada durante um evento de teste de voo ao vivo, a Kratos Defense & Security Solutions, Inc. encerrou a fase inicial do PAACK-P em 2 de abril de 2024, com uma demonstração bem-sucedida de sua Unmanned Systems Division na Base Aérea de Eglin, Flórida.
O Valkyrie, em operação desde 2019, vem demonstrando suas capacidades avançadas de ataque eletrônico ao detectar, identificar e geolocalizar de forma autônoma, vários alvos de interesse. A aeronave transmitiu com sucesso coordenadas de rastreamento do alvo para ativos colaborativos e executou ataque eletrônico não cinético contra múltiplos emissores.
O XQ-58A Valkyrie oferece recursos táticos independentes de alto desempenho, incluindo voos de longo alcance em altas velocidades subsônicas, flexibilidade operacional e acessibilidade para diversas aplicações do Departamento de Defesa.
Steve Fendley, presidente da Divisão de Sistemas Não Tripulados da Kratos, expressou entusiasmo com a recente exibição do Valkyrie: “Estamos muito entusiasmados com a capacidade da missão demonstrada durante o voo e a incrível eficácia por custo que isso permite; para não mencionar a eliminação do risco para um piloto humano e a eliminação do risco para plataformas tripuladas caras.”
Fendley destacou o esforço colaborativo envolvendo Kratos, Northrop Grumman e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), ressaltando a importância dessas tecnologias na consecução dos objetivos do Departamento de Defesa (US DoD).
A demonstração bem-sucedida segue uma modificação de contrato de US$ 22,9 milhões, concedido em dezembro de 2023 para desenvolvimento adicional de engenharia e demonstrações de testes de voo. O programa PAACK-P visa informar os requisitos para a Marine Air-Ground Task Force (MAGTF) Unmanned Aerial System (UAS) Expeditionary (MUX) Tactical Aircraft (TACAIR) para uso em uma função de Suppression of Enemy Air Defense (SEAD).
O Tenente-Coronel Bradley Buick, oficial de capacidades, pesquisa e integração do Grupo Cunningham, enfatizou a importância das plataformas MUX TACAIR no aumento da letalidade e capacidade de sobrevivência das atuais plataformas tripuladas, indicando sua importância em novas estratégias de domínio aéreo: “Essas plataformas são o futuro da guerra aérea”.
@CAS