Saab recebe pedido para pods LITENING 5 para o Gripen. A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para a aquisição de pods de navegação e designação Rafael LITENING 5 adicionais. O pedido está avaliado em SEK 390 milhões.
Rafael LITENING 5 é usado para navegação e designação precisa de alvos por meio de mira a laser e rastreamento de alvos. A FMV encomendou anteriormente esta versão do pod de designação a laser era para o Gripen E. No entanto, ela também confirmou agora que esta nova compra será integrada no Gripen C/D da Sweden Air Froce (SwAF). Este pedido inclui cápsulas adicionais, manutenção e peças de reposição, bem como treinamento e apoio logístico.
“Ao desenvolver uma capacidade de manutenção para esta versão do pod de designação de alvos, a Saab está garantindo que as Forças Armadas Suecas possam mantê-los nas fronteiras da Suécia”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
Os pods e as capacidades de manutenção serão entregues à FMV em 2026.
LITENING oferece imagens de câmera infravermelha (FLIR) e TV HD coloridas em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sensores de alta resolução e o design Eletro-Optico garantem uma operação confiável em faixas isoladas. Todos os sensores são incorporados em um único pod para permitir múltiplas missões, como: detecção/reconhecimento/identificação/laser de alvo em stand-off, rastreamento EO de alvos multiestacionários, detecção automática de múltiplos alvos dinâmicos e aéreos e extração precisa da localização do alvo.
Os pods LITENING registraram mais de 2 milhões de horas de vôo, com mais de dois terços em operações de contingência em todo o mundo. Voando com 27 Forças Aéreas e em 25 tipos de aeronaves, ele é usado em todo o mundo, desde os EUA, OTAN, IDF e diversos outros países, como no Brasil, com os A-1M. Ele é originalmente fabricado pela empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems, mas também hoje é fabricado sob licença na Northrop Grumman dos EUA. Não ficou defino qual será a fonte que irá vender os novos pods a Saab.
Fonte FMV.
@CAS