Shield AI conduz voos pilotados por IA no Kratos MQM-178 Firejet. A Shield AI, Inc., uma empresa de tecnologia de defesa que desenvolve o melhor piloto de IA do mundo, e a Kratos Defense & Security Solutions, Inc., uma empresa de tecnologia nos mercados de defesa, segurança nacional e globais, anunciaram em 31/01 a conclusão bem-sucedida da primeira fase dos testes de voo pilotados por Inteligência Artificial (IA).
O voo empregou um drone Kratos MQM-178 Firejet da Shield e visa criar pilotos de IA para as plataformas da Kratos, em especial para o XQ-58 Valkyrie. O processo de introduzir um piloto de IA já teve sucesso anterior em cinco plataformas diferentes — três classes de quadricópteros, o drone Shield AI MQ-35A V-BAT e um caça F-16D (X-62 VISTA) da USAF, que realizou treinamento de combate aéreo totalmente autônomo. O sexto a usar o piloto IA é o Kratos MQM- 178. O MQM-178 Firejet preenche uma variedade de funções de treinamento, atuando como um alvo a jato, apoiando combates terra-ar e ar-ar.
Esses voos bem-sucedidos são um marco importante no projeto de integração abrangente, já que a Shield AI e Kratos buscam produzir outra configuração do Valkyrie, neste caso com o piloto Hivemind AI da Shield AI.
“Os pilotos de IA acabarão por pilotar todas as aeronaves e terão um impacto global maior do que os carros autônomos. O MQM-178 Firejet marca o sexto tipo de aeronave que nosso piloto de IA Hivemind voou. É a segunda aeronave a jato a usar nossa IA. Os voos do XQ-58 Valkyrie pilotados por IA ainda este ano serão a sétima aeronave e o Kratos BQM-177 será o oitavo. O foco conjunto da Kratos e da Shield AI no rápido desenvolvimento de aeronaves pilotadas por IA é uma colaboração incrível que está ajudando a redefinir as estruturas da força militar”, disse Brandon Tseng, presidente e cofundador da Shield AI e ex-Navy SEAL.
“Nossos investimentos substanciais em autonomia e ferramentas de design de IA, infraestrutura e pipelines são o que permitem à Shield AI integrar rapidamente o Hivemind em diferentes classes de aeronaves e, o mais importante, voá-las com segurança. Estamos ficando cada vez mais rápidos. Passaram-se mais de três anos desde a assinatura do contrato até a pilotagem do F-16; agora, são menos de 180 dias para o Kratos Firejet. A visão de software de autonomia portátil para hardware militar foi realizada, implementada e implantada pela Shield AI”, disse Ryan Tseng, CEO e cofundador da Shield AI.
“A colaboração entre Kratos e Shield AI nos últimos meses tem sido nada menos que excepcional e representa o rápido desenvolvimento e testes possíveis quando empresas de tecnologia comercial motivadas trabalham com um objetivo comum — ser as primeiras a comercializar sistemas relevantes para apoiar a Segurança Nacional dos EUA. Nossos esforços conjuntos reuniram o melhor dos dois mundos — a comprovada aeronave a jato não tripulada de Kratos e a experiência da Shield AI em IA e desenvolvimento de software. Estamos entusiasmados com o progresso que fizemos e ainda mais entusiasmados em compartilhar novos avanços em breve”, disse Steve Fendley, presidente da Divisão de Sistemas Não Tripulados da Kratos.
@CAS