Esquadrão Pampa rumo aos 100 anos! No último dia 22 de março a unidade além de celebrar com uma cerimônia militar seus 77 anos (completados dia 24/03), também deu início aos preparativos do seu centenário, ao enterrar sua cápsula do tempo. Ela será aberta em 24 de março de 2047, ano do centenário do Esquadrão Pampa.
A cerimônia militar dos 77 anos de fundação do 1º/14º GAV — Esquadrão Pampa ocorreu na manhã de sexta-feira, 22 de março de 2024, na Base Aérea de Canoas/RS, uma das mais importantes Base Aéreas da FAB. O tradicional evento, com homenagens, discursos, desfile da tropa e F-5 no ar, que normalmente tem seu ápice com um bom churrasco à moda da casa, este ano teve um capítulo a mais.
Além de ter completado seus 77 anos de fundação e de ter ultrapassado a marca histórica de 100 mil horas de F-5 no dia 18 de março (veja aqui), a semana trouxe o primeiro passo para as comemorações do seu centanário, que irá ocorrer em 24 de março de 2047, em Canoas.
Por iniciativa do Capitão-Aviador Boscolo do 1º/14º GAV, foi criada uma cápsula do tempo da unidade, visando guardar objetos, textos e fatos históricos da unidade para as gerações futuras. Todo o material foi guardado em uma caixa de munição de 20 mm, devidamente preparada e decorada para tal. Ela foi enterrada em solo sagrado, em frente ao hangar Fichet, com instruções para ser exumada, no centenário da unidade.
Mas, afinal, o que foi colocado na cápsula?
O convite para rechear a caixa de munição foi dado a Pampas e ex-Pampas e alguns poucos civis, entre eles Leandro Casella e Rudnei Dias da Cunha. Cada um pode escrever uma carta a próprio punho, falando algo do 14º GAV ou de sua experiência para “leitores futuros”. De um futuro há 23 anos à frente. Além de cartas, outros objetos como fotos, documentos, livros sobre a unidade, entre outros, foram acondicionados na cápsula. Tudo relacionado ao Esquadrão Pampa!
Como o conteúdo soará em março de 2047 é uma grande dúvida, em um mundo que certamente será muito diferente deste de 2024. Haverá como ler um pendrive em 2047? Livros serão artigo em desuso? E cartas escritas a mão? Independente disto, a ideia era preservar e apresentar o 14º GAV de uma era F-5EM/FM e seus predecessores, para as novas gerações, que provavelmente estarão voando já há algum tempo outro vetor.
Em uma rápida e singela cerimônia, a cápsula foi colocada no solo do “14”, por volta das 15h daquela sexta-feira, 22de março de 2024, e ali permanecerá por 23 anos. Coube ao Capitão Boscolo, finalizar o processo com uma placa, que provavelmente não resistirá ao tempo, mas que serviu para abrilhantar a cerimônia.
O combinado de todos os presentes é estar lá para ver a caixa ser retirada do solo daqui a 23 anos. Vejamos quem comparece!!
@CAS