Israel anuncia que o G550 “Oron” atingiu a capacidade operacional. O Ministério da Defesa de Israel (MoD) anunciou recentemente, que a aeronave Gulfstream G550 “Oron” atingiu a sua capacidade operacional. A mais avançada plataforma de inteligência eletrônica da Força Aérea Israelense (IAF) está sendo utilizada em missões de combate o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
“A aeronave se tornou operacional rapidamente para uso na Operação ‘Espadas de Ferro’, contabilizando centenas de horas de voo em cerca de 100 surtidas”, disse o Ministério da Defesa em comunicado divulgado na terça-feira (26/03).
Baseado no jato executivo Gulfstream G550 altamente modificado, o “Oron” é um projeto desenvolvido em conjunto entre a Força Aérea Israelense (IAF), a Agência de Pesquisa e Desenvolvimento do MoD (DDR&D) e a Israel Aerospace Industries (IA). É considerada uma das mais avançadas plataformas de coleta de Inteligência de Sinais (SIGINT) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da atualidade.
O “Oron” está equipado com um avançado Radar de Varredura Eletrônica Ativa (AESA) produzido pela Elta (subsidiária da IAI), modernos sensores de coleta de sinais baseados em inteligência artificial, sistemas de marcações de alvos, poderosos dispositivos de processamento e transmissão de dados, entre outras equipamentos e sistemas.
“O que torna Oron único é a sua capacidade de realizar, na mesma surtida, uma ampla gama de missões de inteligência e de transmitir os dados obtidos em tempo real para todas as entidades relevantes”, disse o comunicado do Ministério da Defesa, acrescentando que “a aeronave tem a capacidade de coletar um volume maior de informações do que qualquer outra plataforma israelense”.
Recebido em 04 de abril de 2021, o G550 “Oron” faz parte do Esquadrão 122 “Nachshon” da Força Aérea Israelense, especializado em missões SIGINT/ISR/AEW&C. Sediado na Base Aérea de Nevatim, o Esquadrão 122 reúne além do G550 “Oron” (matrícula 452), dois G550 “Eitam” AEW&C (537 e 569) e três G-V “Shavit” SIGINT (676, 679 e 684).
@FFO
Pilotos de Gulfstream da Força Aérea Israelense (IAF) receberão treinamento na empresa norte-americana Flight Safety International. O contrato de US$ 10 milhões foi concedido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) em 05 de julho último, e formaliza o acordo entre as duas instituições.
Em "Notícias"
A Gulfstream Aerospace Corp., anunciou em 31/03 que o novo Gulfstream G700 recebeu a certificação de tipo da Federal Aviation Administration (FAA), abrindo caminho para entregas aos clientes da aviação executiva e, quem sabe, para novas versões militares.
Em "Notícias"
A Aeronáutica Militare Italiana (AMI) recebeu o segundo Gulfstream G550 que será convertido em plataforma de guerra eletrônica C4ISTAR. A aeronave, matrícula MM62332/14-14 (c/n 5559) foi transladada dos Estados Unidos para a Itália no último dia 30 de outubro, com o indicativo de chamada "IAM1494".
Em "Notícias"