Saab recebe pedido de sensores de Guerra Eletrônica para Eurofighter EW da Luftwaffe. A Saab recebeu um pedido da Airbus Defence and Space para fornecer as suítes Arexis de Guerra Eletrônica (EW) que irão equipar os novos caças Eurofighter EK (Elektronischer Kampf) da Luftwaffe. De acordo com o anúncio da Saab, o período do contrato é 2024-2026.
Em junho do ano passado, a Luftwaffe anunciou que escolheu o sistema Arexis EW da Saab para equipar os seus 15 novos Eurofighter EK, uma versão do jato com capacidade de Ataque Eletrônico (EA). Este recente pedido marca o início da primeira fase da entrega do Arexis para o programa alemão.
O conjunto Saab Arexis EW contém os mais recentes sensores e recursos de autoproteção, e permite aos usuários detectar, localizar e identificar emissões de radares em ambientes eletromagnéticos complexos e congestionados. O seu design modular permite a adaptação em praticamente qualquer plataforma moderna.
Os Arexis comprados pela Luftwaffe contarão com um conjunto de Inteligência Artificial (IA) fornecido pela empresa Helsing, parceira estratégica da Saab neste projeto. Os futuros Eurofighter EK substituirão os atuais Tornado ECR da Luftwaffe, que serão desativados a partir de 2030.
@FFO