USAF destaca bombardeiros no Pacífico e na Europa. A USAF implantou bombardeiros estratégicos em algumas partes do mundo nos últimos dias. Em 22/03, dois B-52H Stratofortresses foram enviados para Diego Garcia, no Oceano Índico, enquanto dois B-1B Lancers pousaram em Morón, na Espanha, dois dias depois.
Através destes dois destacamentos da Força-Tarefa de Bombardeiros 2024-2 (BTF 24-2), separados por mais de 14 mil quilômetros, o Comando de Ataque Global da USAF (AFGSC) garante a sua presença na Europa e região na Indo-Pacífico, bem como fácil acesso ao Oriente Médio.
Os B-52H decolaram da Base Aérea de Barksdale, na Louisiana, para um voo sem escalas de 30 horas até Base Aeronaval de Diego Garcia. Foi a primeira BTF neste pequeno Território Britânico do Oceano Índico, que há décadas serve como importante base de operações militares dos EUA, Reino Unido e seus Aliados.
“Este destacamento visa melhorar a prontidão e para responder a qualquer necessidade ou crise em todo o mundo, demonstrando a nossa credibilidade para enfrentar um ambiente de segurança global que é o mais diversificado e incerto do que em qualquer outro momento da história recente”, informou o Comando da Força Aérea do Pacífico da USAF (PACAF) em comunicado.
Este mais recente BTF no Índico, segue uma implantação de quatro B-52H da 5ª Ala de Bombardeiros (5th BW) de Minot, Dakota do Norte, que foram recentemente destacados pelo PACAF na ilha de Guam, no Pacífico, entre entre janeiro e o início deste mês de março (mais detalhes).
Por sua vez, “os B-1B Lancers que pousaram na Espanha voaram diretamente da Base Aérea de Dyess, no Texas. Enquanto estiverem em Morón, eles participarão de missões ao lado de Aliados e parceiros para aumentar a interoperabilidade e reforçar o compromisso de segurança em toda a área de responsabilidade do Comando Europeu dos Estados Unidos”, afirmou um comunicado da Força Aérea na Europa (USAFE).
Em 24 de março, a agência Reuters noticiou que o Ministério da Defesa enviou um caça MiG-31 para interceptar dois bombardeiros B-1 da USAF que voaram sobre o Mar de Barents, perto da fronteira russa. Após o “encontro” os bombardeiros da USAF retornaram para Morón.
Recentemente a USAFE destacou bombardeiros Lancer d Ellsworth, Dakota do Sul, para a uma BTF na Suécia realizada entre o final de fevereiro e 1º de março.
Fonte; AF&SM
@FFO