Boeing AH-64 Apache comemora 40 anos. O helicóptero de ataque Boeing AH-64 Apache está comemorando quatro décadas, desde que entrou em serviço em janeiro de 1984 com o US Army. Com mais de cinco milhões de horas de voo sob seus rotores, o AH-64 Apache continua a ser um dos se não o melhor helicóptero de ataque do mundo.
Enquanto o Project Management (PM) Office for Apache and the Army’s Aviation marcam o 40º aniversário da primeira entrega, os helicópteros Apache permanecem em serviço em diversos operadores mundo afora, com a promessa de novas versões e, com isto, mais algumas décadas de operação.
Até o momento, mais de 5.000 aeronaves AH-64 foram entregues ao US Army e a 18 parceiros e aliados internacionais. PM Apache tem atualizado constantemente o Apache de sua configuração original. Restam poucos componentes originais da versão inicial do projeto e as atualizações produziram um novo, moderno e versátil helicóptero de ataque. A versão mais recente do Apache é de 2020.
“Nossa prioridade é fornecer aos combatentes as capacidades necessárias para terem sucesso no campo de batalha de amanhã. Estamos orgulhosos do Apache e de todos os que mantêm e empregam o principal helicóptero de ataque do mundo. Estamos extremamente orgulhosos do sistema de armas e da progressão da capacidade ao longo dos anos”, disse o coronel Jay Maher, gerente do projeto Apache. “O Apache de hoje integra as tecnologias mais recentes e traçamos um roteiro para o crescimento tecnológico que nos permite incorporar novas capacidades alinhadas com as prioridades do Exército”.
O Boeing AH-64 Apache é um helicóptero de ataque americano de duplo turboeixo com trem de pouso triciclo convencional e cabine tandem para uma tripulação de duas pessoas. Sensores montados no nariz ajudam a adquirir alvos e fornecer visão noturna.
Ele carrega um canhão de corrente M230 de 30 mm (1,18 pol.) Sob sua fuselagem dianteira e quatro pontos rígidos em postes de asa para armamento e provisões, normalmente mísseis AGM-114 Hellfire e foguetes Hydra 70. Sistemas redundantes ajudam-no a sobreviver aos danos de combate.
O Apache começou como o Modelo 77 desenvolvido pela Hughes Helicopters para o programa Advanced Attack Helicopter do US Army para substituir o AH-1 Cobra. Ao vencer a concorrência, ele se tornou uma ferramenta valiosa no arsenal do Exército, tanto no apoio às forças terrestres, quanto nos planos de batalha, bem como nos ataques estratégicos às áreas de retaguarda inimigas.
Na Tempestade no Deserto no Golfo 1991, o Apache foi usado para voar profundamente no território do Iraque para destruir as instalações de radar inimigas, bem como a salvaguardar a abertura para iniciar a luta das forças terrestres dos EUA e da Coligação para libertar o Kuwait.
Durante a Operação Enduring Freedom/Operação Iraqi Freedom, os Apaches foram usados para fornecer escoltas a comboios e apoiar as forças terrestres em contato com o inimigo em solo.
O Apache tem mais de 1.340.000 horas de voo em operações de combate e manutenção da paz no Afeganistão, Kuwait, Iraque e áreas adjacentes. O Apache PM continua a inovar e melhorar as capacidades, sustentação, segurança e capacidade de manutenção do Apache para pilotos e mantenedores.
@CAS