Atrasos no programa de modernização dos F/A-18C/D suíços. O Programa de Extensão de Vida Útil (SLEP), no qual está passando a frota de caças Boeing F/A-18C/D Hornet da Força Aérea da Suíça (SAF), está sofrendo atrasados e custos adicionais inesperados. Dos 30 caças que foram comprados em 1997, e que deverão operar até a década de 2030, apenas metade deles deverá ser modernizada.
A informação foi divulgada em 22 de março pelo Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esporte do Governo Suíço (VBS). Embora grande parte dos trabalhos de upgrade já foram concluídos nos 30 Hornets, apenas metade deles receberá o aprimoramento SLEP completo. Além disso, os trabalhos serão concluídos apenas em 2027, cerca de dois anos além do prazo inicial previsto.
“Até a entrega dos novos Lockheed Martin F-35A Lightning II, os caças F/A-18C/D, com mais de 25 anos, estão passando por uma extensão de vida útil. Grande parte deste trabalho já foi concluído, no entanto, as revisões estruturais mais complexas e a entrega do material estão a demorar mais tempo do que o inicialmente previsto. A conclusão do projeto está agora prevista para o final de 2027”, afirmou a VBS.
O upgrade de extensão de vida útil corresponde à integração de sistemas modernizados de comunicação, navegação, atualização de softwares e do simulador de voo, sistemas de missão, e a implementação de um pacote suporte logístico e manutenção. Por conta da complexidade, demora e custos adicionais não previstos, o trabalho será realizado em apenas em 15 Hornets.
Com aposentadoria da frota de F-5E/F Tiger II prevista para 2027 (veja aqui) e a entrada em operação dos novos F-35A Lightning II prevista em 2030, haverá um período em que a defesa aérea do País ficará à cargo dos F/A-18C/D. Desta forma, a modernização desses envelhecidos vetores é uma necessidade para evitar um vácuo na defesa do espaço aéreo suíço.
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