Marinha da Grécia incorporou os três primeiros MH-60R Seahawk. A Marinha da Grécia incorporou oficialmente em 20 de março os três primeiros helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk. Uma cerimônia com a presença do Primeiro-Ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, foi realizada na Base Naval de Kotroni, em Maratona, sede do Comando de Aviação Naval Helênica.
Os helicópteros, matrículas PN-75, PN-76 e PN-77, são parte de uma encomenda de sete aeronaves efetuada em dois lotes através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMA), mantida pelo governo dos Estados Unidos.
Em julho de 2020, o governo grego enviou um pedido de quatro MH-60R para a Sikorsky, parte do Grupo Lockheed Martin. Em abril de 2021 foi enviado o segundo pedido envolvendo três aeronaves. Os contratos somados tem o valor estimado de US$600 milhões, e envolvem além dos helicópteros, peças sobressalentes, suporte técnico, logístico, armamentos e treinamentos.
A Marinha Grega atualmente opera onze Sikorsky S-70B/B-6 Seahawks, ou Aegean Hawks como são chamados localmente, adquiridos diretamente da Sikorsky entre 1994 e 2005. Eles são matriculados de PN-51 a PN61 e estão operacionais no 2º Esquadrão de Helicópteros Navais sediado em Kotroni.
Os novos MH-60R Seahawk substituirão os envelhecidos Agusta-Bell AB212 ASW (Guerra Antissubmarino), em serviço desde o início dos anos 1980. A previsão é que os quatro Seahawk restantes sejam recebidos em 2025.
@FFO