Pilotos da USAF estão entusiasmados com o F-15EX Eagle II. A 142ª Ala da Guarda Aérea Nacional (ANG) de Oregon, sediada em Portland, está se preparando para ser a primeira unidade operacional do F-15EX Eagle II a partir do próximo verão anorte-americano. Os primeiros pilotos da Unidade iniciaram os voos de treinamento na Base Aérea de Eglin, na Flórida, e forneceram ótimo feedback sobre o novo caça.
“Minha impressão do F-15EX depois de voá-lo pela primeira vez foi que ele é uma aeronave incrível. Os motores parecem ter muito mais potência, seu radar e a aviônica são de uma tecnologia geracional superior em relação ao F-15C”, disse o Tenente-Coronel Joel “Thermo” Thesing, em 15 de março.
O Ten Cel “Thermo” é piloto do 123º Esquadrão de Caça de Oregon, e atualmente voa o F-15C Eagle, em operação nas Guardas Aéreas de Oregon, Califórnia, Flórida, Louisiana e Massachusetts. Quando comparado aos seus “irmãos mais velhos”, os avançados Eagle II terão maior velocidade, alcance, capacidade de carga útil e tecnologia de ponta.
A 142ª Ala da Oregon ANG enviou cinco pilotos instrutores de F-15C para o curso de treinamento de duas semanas no F-15EX, iniciado na primeira semana deste mês de março. Eles não são os primeiros pilotos da Guarda Aérea Nacional a voar o F-15EX, mas são os primeiros da próxima unidade operacional de EX. Após concluírem o curso, os cinco instrutores de Oregon serão responsáveis por treinar os pilotos da Unidade na transição do F-15C para o F-15EX.
“Estamos entusiasmados por estar na vanguarda desta aquisição e liderar como unidade da Guarda Aérea Nacional. Nossos aviadores são totalmente capazes e estão entusiasmados por serem os pioneiros [de F-15EX] no Estado de Oregon”, disse Steve Conklin, porta voz da 142ª Ala da Oregon ANG.
Entre as mudanças que os pilotos devem se adaptar no EX é o sistema fly-by-wire, onde comando elétricos substituem os tradicionais cabos que atuam nas superfícies móveis do caça. Outra mudança é o cockpit que eliminou as pequenas telas e antigos instrumentos analógicos por grandes displays sensíveis ao toque.
“O F-15E é ótimo, mas as suas pequenas telas precisavam ser atualizadas. Eram difíceis de ler dependendo da luz externa. Os Oficiais de Sistemas de Armas no assento traseiro do F-15E precisam cobrir seus capacetes e displays com mapas para que pudessem ler as informações de navegação e mira”, disse o Major aposentado da USAF Ryan Bodenheimer, em um canal no YouTube.
“Isso será um importante multiplicador de força porque aumentará a consciência situacional para os pilotos, permitindo que você veja com clareza o que está acontecendo…o trabalho inicial exigirá muito estudo e prática para aprender a pilotar a aeronave e conhecer os seus sistemas, e esse processo tem uma curva de aprendizado acentuada e nunca termina…”, disse Bodenheimer.
Atualmente a USAF possui quatro F-15EX em missões de treinamento na Base Aérea de Eglin. O Comando da Força Aérea dos EUA reduziu a previsão inicial de compra dos novos Eagle II, passando de 144 para 98 caças. Eles substituirão os antigos F-15C/D Eagle.
Fonte: AF&M
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